MADEIRA Meteorologia

Futebolista internacional argelino investigado por "apologia ao terrorismo"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Outubro 2023
17:07

O futebolista internacional argelino Youcef Atal, que alinha nos franceses do Nice, vai ser investigado por "apologia ao terrorismo" na sequência de uma publicação antissemita na rede social Instagram sobre o conflito entre Israel e o movimento palestiniano Hamas.

O atleta, que entretanto apagou a publicação e já pediu desculpas pela mesma, terá exibido um vídeo no qual um religioso palestino reza a Deus para que este enviasse "um dia negro para os judeus" e defendendo que "a mão" dos habitantes da faixa de Gaza seja bem-sucedida a "atirar pedras" contra Israel.

As reações de repudio foram generalizadas e oriundas de vários quadrantes, desde a federação francesa de futebol, a deputados e ao autarca de Nice, bem como ao Conselho Representativo das Instituições Judaicas de França (Crif), que apresentou uma queixa às autoridades.

A investigação ao futebolista, que será feita pela polícia de Nice, versa ainda "provocação ao ódio ou à violência com base numa religião específica".

"Os apelos à violência são contrários à ética do nosso desporto e aos valores que o futebol incansavelmente defende", vincou, no domingo, o presidente da federação, Philippe Diallo.

Já Youcef Atal reagiu assumindo a "consciência" de que a sua publicação "chocou diversas pessoas", garantindo que não era essa a sua "intenção", pelo que pediu "desculpas por isso".

"Gostaria de esclarecer o meu ponto de vista sem qualquer ambiguidade: condeno firmemente todas as formas de violência, em qualquer parte do mundo, e apoio todas as vítimas. Jamais apoiarei uma mensagem de ódio", afirmou, sem explicar, no entanto, o motivo da partilha do vídeo.

Apesar da tentativa de redenção, as críticas não abrandaram, tendo mesmo havido pedidos ao clube para suspender o futebolista e solicitações ao ministro do desporto para que sejam aplicadas "sanções exemplares e históricas".

Atal, que atualmente está ao serviço da seleção da Argélia, já em 2020 tinha estado envolvido numa polémica semelhante, tendo pedido perdão.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas