MADEIRA Meteorologia

EUA/Eleições: Trump declarado vencedor no Michigan, 5º ‘swing state’

Data de publicação
06 Novembro 2024
19:08

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, foi declarado vencedor no Michigan, o quinto dos sete estados considerados decisivos na corrida eleitoral de terça-feira à Casa Branca, segundo projeções divulgadas pelos ‘media’ norte-americanos.

O antigo Presidente dos EUA (2017-2021) já tinha, segundo projeções da agência noticiosa AP e das televisões CNN e Fox News, vencido outros quatro ‘swing states’ (assim chamados porque o sentido de voto oscila entre partidos de eleição para eleição) - Georgia, Carolina do Norte, Wisconsin e Pensilvânia - e soma agora os 15 votos eleitorais no Colégio Eleitoral que o Michigan representa.

Tal como Georgia e Pensilvânia, o Michigan deu a vitória ao candidato democrata, Joe Biden, em 2020.

Nos outros dois ‘swing states’ - Arizona e Nevada - Trump segue à frente na contagem mas ainda não há vencedor declarado pela AP ou CNN.

No total, Donald Trump soma agora, segundo a AP, 292 votos dos chamados ‘grande eleitores’ do Colégio Eleitoral, bem acima dos 270 necessários para a vitória.

A candidata democrata e vice-presidente, Kamala Harris, tem 224 votos, ainda segundo a AP.

O Colégio Eleitoral é constituído por 538 “grandes eleitores”, representativos dos 50 estados norte-americanos.

Num país pintado com o vermelho republicano e pouco azul democrata, os partidários de Trump celebraram ainda na noite eleitoral a recuperação do Senado (câmara alta), ao ultrapassarem a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes (câmara baixa) seguiam igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria e o controlo da totalidade do Congresso.

Com as contas ainda por fechar, Kamala Harris remeteu-se ao silêncio, tendo um dos seus coordenadores de campanha anunciado aos apoiantes reunidos, num ambiente sombrio, na Universidade de Howard, em Washington, que a atual vice-presidente democrata apenas iria pronunciar-se ao longo do dia de hoje.

Entretanto foi divulgado que a candidata democrata vai reagir hoje às 16:00 locais (21:00 em Lisboa) na Universidade Howard, em Washington, à derrota nas eleições realizadas na terça-feira e que pretende também telefonar ao adversário republicano, Donald Trump.

Em contraste, já na madrugada de quarta-feira em Lisboa, Trump surgiu triunfante no Centro de Convenções de Palm Beach, na Florida, a declarar perante milhares de seguidores eufóricos “uma vitória nunca antes vista” na política norte-americana, depois de ter acompanhado a noite eleitoral no seu ‘resort’ em Mar-a-Lago.

Quando apenas a cadeia televisiva Fox, próxima dos republicanos, o declarava eleito para um novo mandato, o ex-líder da Casa Branca destacou que os resultados lhe deram um “grande sentimento de amor” e que a nação lhe endossou “um mandato poderoso”.

Trump discursou cerca de meia-hora acompanhado da mulher, Melania Trump, que já apresentou como “primeira-dama”, dos filhos, do candidato a vice-presidente, J.D. Vance, descrito como “uma escolha certeira”, do presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, e do bilionário proprietário da rede X, Elon Musk, apontado como “uma estrela”.

À frente da sua equipa de campanha, o político republicano elogiou o trabalho dos seus apoiantes, que disse terem organizado cerca de 900 eventos, assinalando que nas eleições de 2016, que venceu contra Hillary Clinton, e de 2020, que perdeu para Joe Biden, o seu potencial foi subestimado.

Após esta vitória, pretende “ajudar o país a curar-se”, depois de quatro anos de administração Biden, e “reparar a fronteira” com o México, prevendo uma “era dourada” para os Estados Unidos.

“Prometo não descansar até entregar uma América forte, segura e próspera que os nossos filhos merecem e que vocês merecem”, declarou o republicano, que deixou ainda um apelo para a unidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas