MADEIRA Meteorologia

EUA aplaudem vontade dos europeus de defenderem o seu continente

Data de publicação
03 Março 2025
17:34

Os EUA saudaram hoje uma iniciativa europeia para “assumir a liderança em matéria de segurança” no continente, após uma reunião no domingo entre os principais líderes da região e o Canadá, para discutir a guerra na Ucrânia.

“Saudamos os europeus por assumirem a liderança na sua segurança”, disse o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, em declarações aos jornalistas à porta da Casa Branca.

Waltz sublinhou a vontade demonstrada neste sentido por líderes como o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, ambos figuras que foram recentemente recebidas na Casa Branca.

“Acolhemos com satisfação o passo em frente da Europa”, disse o conselheiro, acrescentando que o país deve também investir nas suas capacidades de defesa para tornar esse plano eficaz.

Waltz aproveitou ainda para criticar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pelo incidente ocorrido na sexta-feira na Casa Branca, onde teve uma discussão acesa com o Presidente dos EUA, Donald Trump.

O conselheiro do Presidente norte-americano explicou que, antes da reunião em Washington, a Europa já planeava aumentar a ajuda a Kiev, pelo que Zelensky poderia ter obtido garantias económicas nesse fim de semana que teriam beneficiado não só a Ucrânia, mas “o mundo, durante uma geração”.

Numa entrevista à cadeia televisiva Fox News, Waltz questionou ainda se o Presidente ucraniano é a pessoa certa para negociar com os Estados Unidos, depois do que aconteceu na Sala Oval na sexta-feira.

“O tempo não está do lado dele para continuar este conflito para sempre. A paciência do povo norte-americano não é ilimitada. Os seus bolsos não são ilimitados, e as nossas reservas e munições não são ilimitadas”, avisou o conselheiro da Casa Branca.

Waltz salientou que “agora é o momento de conversar” e que o que aconteceu na sexta-feira na Casa Branca levanta dúvidas sobre a capacidade política e pessoal de Zelensky, não só para negociar com os Estados Unidos, mas também para conduzir a Ucrânia para a paz.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas