MADEIRA Meteorologia

Conselho da UE prolonga por um ano sanções contra a Bielorrússia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Fevereiro 2023
18:23

O Conselho da União Europeia anunciou hoje que decidiu prolongar por um ano as sanções contra a Bielorrússia, pelo seu apoio à invasão russa na Ucrânia e por violações dos direitos humanos.

O Conselho justifica, em comunicado, a decisão pela "gravidade persistente da situação interna" na Bielorrússia, bem como "envolvimento contínuo" do país na "agressão russa contra a Ucrânia".

As sanções contra a Bielorrússia permanecerão assim em vigor até 28 de fevereiro de 2024.

Desde agosto de 2020, a União Europeia (UE) impôs diversas rondas de sanções, aplicáveis contra os responsáveis pela repressão interna e pelos abusos dos direitos humanos na Bielorrússia e no contexto do envolvimento da Bielorrússia na guerra da Ucrânia, visando agentes políticos e económicos.

As medidas restritivas incluem proibição de viagens para a UE, congelamento de bens das pessoas e instituições listadas (195 pessoas singulares, incluindo o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko) e 34 entidades.

A Bielorrússia também continua sujeita a sanções económicas direcionadas, incluindo restrições no setor financeiro, comércio, bens de uso duplo, tecnologia e telecomunicações, energia, transporte e outros", anunciou o Conselho da UE, que condenou o envolvimento da Bielorrússia na invasão russa da Ucrânia, assegurando que está "determinado em resolver a situação dos direitos humanos naquele país" e mostrando-se disponível para "apoiar o povo bielorrusso no seu pedido legítimo de democracia".

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas