MADEIRA Meteorologia

África do Sul promete presidência do G20 a apoiar desenvolvimento do sul global

Data de publicação
03 Dezembro 2024
15:22

O Presidente sul-africano disse hoje que o país vai usar a presidência rotativa do G20 para impulsionar o desenvolvimento do continente africano e do sul global.

“Será a primeira vez que um país africano presidirá ao G20”, sublinhou Cyril Ramaphosa no lançamento oficial da presidência da África do Sul do G20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes).

A África do Sul substituiu no domingo o Brasil na presidência do bloco, que se prolonga até 31 de novembro de 2025 sob o tema “Solidariedade, igualdade e sustentabilidade”.

Ramaphosa sublinhou que o seu país assume a liderança do grupo “numa altura em que o mundo enfrenta sérios desafios”.

“A crise das alterações climáticas está a agravar-se. Em todo o mundo, milhares de milhões de pessoas são afetadas pelo subdesenvolvimento, desigualdade, pobreza, fome e desemprego”, afirmou.

O Presidente sul-africano admitiu, também, que “as perspetivas de crescimento económico global continuam a ser fracas e muitas economias estão sobrecarregadas com níveis insustentáveis de dívida”.

Entre os desafios, citou também a “instabilidade geopolítica, os conflitos e as guerras”, que “estão a causar mais dificuldades e sofrimento” numa altura de “grandes mudanças tecnológicas, que apresentam tanto oportunidades como riscos”.

Embora estes desafios sejam comuns, afirmou, as suas causas e consequências “estão distribuídas de forma desigual pelos países”.

“A África do Sul trabalhará em conjunto com os membros do G20 e criará parcerias em toda a sociedade para aproveitar a vontade e as capacidades globais para enfrentar estes desafios.

“Todos nós procuramos um crescimento económico mais rápido e mais inclusivo. Todos procuramos um mundo mais justo e mais igualitário e um mundo em que a pobreza e a fome sejam erradicadas. Todos procuramos evitar os piores efeitos das alterações climáticas e preservar o nosso planeta para as gerações futuras”, acrescentou.

A presidência sul-africana culminará com a cimeira dos líderes do G20 em Joanesburgo, em novembro de 2025.

A cimeira, disse Ramaphosa, vai adotar uma declaração “que reflete as opiniões coletivas dos países do G20 e as ações comuns que vão tomar para fazer face aos desafios mais importantes que o mundo enfrenta atualmente”.

A África do Sul é o quarto país em desenvolvimento e do chamado sul global a presidir consecutivamente o grupo, depois da Indonésia (2022), Índia (2023) e Brasil (2024).

Após a África do Sul, os Estados Unidos assumem a presidência do G20.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas