MADEIRA Meteorologia

Itália acolhe menina afegã dos olhos verdes cuja foto se tornou famosa em 1985

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Novembro 2021
17:03

A afegã Sharbat Gula, famosa pela fotografia que Steve McCurry lhe tirou em 1985 para a capa da revista National Geographic, chegou a Roma no âmbito do programa italiano de asilo e retirada do Afeganistão, anunciou hoje o Governo.

O executivo de Mario Draghi confirmou que a chegada da mulher afegã, atualmente com 49 anos, aconteceu na sequência de várias petições da sociedade civil, nomeadamente de organizações não-governamentais (ONG) ativas no Afeganistão.

Como muitos dos seus compatriotas, Sharbat Gula pediu a organizações humanitárias para a ajudarem a deixar o país depois de os talibãs terem assumido o controlo do Afeganistão, em agosto passado, aproveitando a saída das forças norte-americanas e internacionais do território afegão.

O Governo italiano "promoveu e organizou" a ida da mulher afegã para Itália no âmbito do seu programa de retirada de afegãos do país, que pretende garantir "acolhimento e integração", explicou o executivo.

Quando tinha 13 anos, Sharbat Gula surpreendeu e comoveu o mundo com a força do seu rosto e o poder dos seus intensos olhos verdes, graças a uma fotografia tirada pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry num campo do Paquistão, com a qual ilustrou uma reportagem sobre refugiados afegãos em junho de 1985.

A imagem tornou-se rapidamente um símbolo do drama e das vicissitudes dos afegãos, que, naquela altura, se encontravam em plena guerra, depois da invasão da então União Soviética.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas