MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Oposição venezuelana acusa Nicolás Maduro de politizar e de mentir sobre a vacinação

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Maio 2021
18:35

A oposição venezuelana, aliada de Juan Guaidó, acusou hoje o Presidente Nicolás Maduro, de politizar o acordo com o Fundo de Acesso Global para Vacinas Covid-19 (Covax) e de mentir sobre o fármaco russo Sputnik V.

"A Venezuela vacinou apenas 1,16% da população contra a covid-19. Estamos entre os três países com o menor número de vacinados no continente", escreveu o ex-deputado Júlio Borges na rede social Twitter.

Borges, representante do autoproclamado Presidente interino Juan Guaidó para as relações internacionais, frisou ainda que "a responsabilidade é de (Nicolás) Maduro, que não negociou as vacinas a tempo, politizou o acordo com a Covax e mentiu sobre as vacinas (russas) Sputnik V".

"Cada dia sem vacinas é mais um dia em que mais venezuelanos morrem por causa desta pandemia. Exigimos à ‘ditadura’ que agilize a chegada das vacinas. Não podem continuar a brincar com a vida dos venezuelanos mais vulneráveis e dos profissionais de saúde", afirmou numa outra mensagem.

Júlio Borges divulgou um mapa sobre "Vacinas covid-19: taxa de vacinação na América Latina" em que aparecem nos últimos lugares a Guatemala com 1,58% da população vacinada, Venezuela (1,16%) e Honduras (0,79%).

Na última posição está Cuba, que segundo o mapa, não divulgou nenhuma informação sobre o processo de vacinação.

Nas primeiras três posições estão o Chile (59,63%), o Uruguai (48,15%) e a Argentina (48,15%), com dados atualizados em 07 e 08 de maio.

Segundo as autoridades locais, a Venezuela recebeu 930.000 doses de vacinas da chinesa Sinopharm e da russa Sputnik V.

Entretanto, Caracas anunciou ter adquirido mais de 11 milhões de vacinas contra a covid-19, através do Covax.

Na passada segunda-feira a Academia Nacional de Medicina (ANM) venezuelana pediu ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que doe o excedente de vacinas contra o novo coronavírus à Venezuela.

O pedido foi feito através de uma carta enviada ao embaixador dos EUA para a Venezuela, James Story, anunciou o presidente da ANM, Enrique S. López Loyo.

"Temos acompanhado com atenção o esforço extraordinário que a administração do Presidente Biden tem feito para vacinar os cidadãos dos EUA, bem como a possibilidade de o seu país doar o excesso de vacinas em seu poder para nações menos favorecidas", disse aos jornalistas.

O documento afirma que "sabendo que há muitos países que poderiam beneficiar com esta ação generosa de solidariedade, sugerimos respeitosamente que a Venezuela seja considerada entre eles", acrescentou.

Segundo a ANM, são necessárias vacinas "para imunizar quase 15 milhões de venezuelanos, ou seja, a 70% da população adulta".

Na sexta-feira, o presidente da Federação Médica Venezuelana (FMV), Douglas León Natera, alertou que a Venezuela necessita de 40 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sublinhando que o número de contágios no país é superior ao divulgado publicamente.

"Apenas chegaram 880 mil (doses) à Venezuela e necessitamos de 40 milhões de doses para imunizar a população venezuelana. O Governo não cumpriu a promessa de comprar dez milhões de vacinas", disse Douglas León Natera.

De acordo com os dados oficiais, o país contabilizou 2.337 mortes associadas ao novo coronavírus SARS-CoV-2 e 210.948 casos da doença, desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.333.603 mortos no mundo, resultantes de mais de 160,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas