MADEIRA Meteorologia

Justiça francesa julga Air France e Airbus

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Maio 2021
5:00

Acidente

Um tribunal de Paris decidiu ontem que a companhia aérea Air France e a fabricante aeronáutica Airbus devem ir a julgamento pelo acidente do aparelho que se despenhou no Atlântico em 2009 com 228 pessoas a bordo.

Fontes judiciais indicaram que representantes da Air France e da Airbus vão ter de comparecer no Tribunal de Paris pelo delito de homicídio involuntário.

A decisão divulgada ontem, em conformidade com a posição da Procuradoria, pretendeu invalidar o arquivamento do caso, em 2019, no final do processo de instrução.

Numa primeira reação, a companhia aérea disse "tomar nota" da decisão, mas insiste que não teve qualquer responsabilidade penal no acidente "por muito trágico que tivesse sido" e que pretende recorrer junto do Supremo Tribunal francês.

Numa breve declaração, a Air France afirma que "reitera a confiança nos pilotos e pessoal de voo e recorda que a segurança dos clientes e dos funcionários é um imperativo absoluto".

A Airbus disse que a decisão do tribunal de Paris "não reflete, em nenhum ponto, as conclusões da instrução" que tinham levado ao arquivamento em 2019, agora revogado.

Por isso, o fabricante do avião que se despenhou quando fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris fez saber que vai também recorrer junto do Supremo que depois vai decidir finalmente sobre a realização de um julgamento e o eventual apuramento de responsabilidades.

Para os juízes de instrução, o acidente de 1 de junho de 2009, que envolveu um aparelho da Air France que voava entre o Brasil e França, foi o resultado de um conjunto de elementos que não tinham sido levados em conta e que puseram em evidência uma série de riscos que não tinham sido considerados anteriormente.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas