A nova conquista da patinadora Madalena Costa, na China, como campeã do mundo de seniores, com apenas 17 anos, está a merecer reações de vários quadrantes.
Depois de há quatro meses ter escrito que a jovem madeirense “é uma extraterrestre”, a propósito da consagração como campeã europeia de seniores, Pedro Chagas Freitas voltou hoje a destacar os feitos da patinadora.
Numa publicação, no Facebook, sob o título ‘Madalena Costa: uma das pessoas mais livres deste país’, o escritor equipara o talento da patinadora ao do futebolista Cristiano Ronaldo, que em comum têm a circunstância de terem nascido na ilha da Madeira.
“Como Ronaldo, Madalena Costa é uma das melhores da história. Como Ronaldo, nasceu na Madeira. Ambos são anulações da ciência, formidáveis equívocos. De Ronaldo, já todos conhecem a história. Vamos conhecer a da Madalena”, escreveu.
Pedro Chagas Freitas recorda que, para além de ser agora campeã do mundo de seniores, a patinadora “é também campeã europeia de seniores, foi bicampeã do mundo e tricampeã da Europa de Juniores. Venceu a World Cup 4 vezes. Tem 8 títulos nacionais e regionais. Tem 17 anos. Começou a patinar aos 4. A mãe é a treinadora. Os 2 irmãos mais novos também patinam e são dos bons”.
Na opinião do escritor, campeão de vendas, “pessoas como a Madalena, como o Ronaldo, desmentem a ideia de que tudo é aleatório”. Referindo a jovem, em particular, neste que é mais um dia memorável no percurso da atleta, diz que ela “é resultado de uma arquitectura afectiva e disciplinar. Um microcosmos fechado que fabrica excelência. Sem folclore, sem espectáculo, sem desistências”.
Para Pedro Chagas Feiras, “Madalena é uma das pessoas mais livres deste país. Não no sentido poético da liberdade; no sentido prático: ela sabe o que quer, sabe o que faz. Sabe porquê. Madalena é uma máquina de beleza, uma evidência de que, às vezes, os deuses concedem talento. Há quem o use até ao fim. Ela e Ronaldo que o digam. Por favor, continuem a dizer.”