MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: Susana Prada diz que governar num cenário de mudança climática é "enorme desafio"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Novembro 2022
12:32

"Governar para a sustentabilidade num território insular e perante um cenário de mudança climática é um enorme desafio que o Governo Regional tem assumido com determinação e responsabilidade". Palavras proferidas por Susana Prada, secretária regional de Ambiente e Alterações Climáticas, a qual é uma das oradoras nas Jornadas Madeira, que hoje tem Santa cruz como palco.

A governante lembrou o facto de a Madeira, mesmo com todas as suas condicionantes, apresenta "valores naturais únicos" e "ímpares". "Temos sabido fazer o nosso caminho. Em linha com a agenda 2030 da ONU e com o pacto ecológico europeu temos sempre presente aquilo que nos distingue e caracteriza. Não poderemos nunca desviarmo-nos deste objetivo", sublinhou.

Recordou que a Região, em 1971, criou a sua primeira reserva natural de Portugal, as ilhas Selvagens. "Fomos pioneiros em Portugal na conservação da natureza", vincou. volvidos 50 anos, Susana Prada recorda que essa reserva foi ampliada 27 vezes, tornando-se a maior área marinha de proteção total do atlântico Norte.

"Portugal continental há 20 anos que não cria nenhuma reserva natural, portanto, a madeira que vai contribuir para que Portugal cumpra um objetivo europeu de ter 10 por cento do seu mar completamente protegido. Se não fosse a Região Autónoma da Madeira, não estou a ver como Portugal iria atingir esse objetivo", concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas