O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa diz que o compromisso da autarquia em matéria de política ambiental tem sido assumido "na convicção de que qualquer modelo de desenvolvimento não pode deixar de estar sustentado numa gestão responsável dos recursos, numa defesa intransigente da sustentabilidade e num compromisso sério com o futuro do planeta".
O autarca, defensor da máxima ‘Pensar global e agir local’, diz que Santa Cruz tem um compromisso ambiental integrado em vários eixos, desde o investimento no combate das perdas de água e na eficiência energética, passando por uma aposta "cada vez mais robusta" na gestão dos resíduos e na reciclagem, sendo que neste aspeto Santa Cruz gasta 1,3 milhões de euros anuais no tratamento de lixo.
Filipe Sousa lembra vários investimentos nesta área, como a renovação da frota de recolha de resíduos, com a criação do ecocentro municipal, com a construção de ilhas subterrâneas, a disponibilização de oleões e início da distribuição de ecopontos pelas famílias do concelho. Neste último aspeto, o objetivo é "chegar ao pleno", afirmou.
Catarina Gouveia