MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: GR tem de justificar o porquê de não abrir as urgências 24horas, vinca deputado Beto Mendes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Fevereiro 2023
11:29

"Muito este concelho tem feito em matéria de políticas sociais para com os mais idosos, os jovens e as famílias", enalteceu Beto Mendes, deputado do PS na Assembleia Legislativa Regional, considerando pertinente o tema destas Jornadas Madeira - Políticas Sociais, longevidade e isolamento - poucos dias depois de o Governo Regional ter demonstrado a sua intenção de não reabrir o serviço noturno de urgências nos concelhos de Santana e Porto Moniz.

"O Governo Regional tem de justificar aos filhos do Norte o porquê de o avô, a avó e os pais terem sofrido ou não terem chegado a tempo à unidade de saúde", alertou, considerando que é o executivo madeirense que têm de explicar à população o porquê de não compensar e não se justificar abrir as urgências 24 horas.

A outro nível, Beto Mendes lembrou os números da pobreza na Madeira, por exemplo, que no seu entender levam a crer que as políticas de desenvolvimento para a Região implementadas pelos sucessivos governos PSD e agora PSD e CDS "estão erradas".

Embora, conforme constatou, os setores que geram maior riqueza na Região são o turismo e a construção civil, são também precisamente os trabalhadores desses setores que recebem os rendimentos "mais baixos".

Preocupação mostrou de igual modo em relação à desertificação dos concelhos do Norte, considerando que deve ser uma prioridade o combate a esta problemática. Neste contexto, o deputado elencou um rol de medidas, entre as quais criação de incentivos para a fixação de jovens e a captação de emprego e descentralização dos serviços públicos.

"O desafio é perceber que tipo de respostas sociais ou serviços de proximidade podem combater a desvinculação gradual dos idosos que tendem muitas vezes a ficar excluídos quer da participação social quer de uma vida salutar hibernando em profunda solidão", rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas