MADEIRA Meteorologia

Jornadas: Casanova de Almeida afirma: "Temos de colocar o ensino superior na linha da frente das preocupações do país"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2022
10:43

João Casanova de Almeida fez uma intervenção, nas Jornadas JM, sobre o que é preciso dar atenção no ensino superior nos tempos atuais, depois de atravessada uma pandemia, dos desafios do ensino à distância, da transição digital e dos esforços acrescidos colocados aos professores e alunos.

No entender do ex-governante, "é preciso perceber a cultura do ensino superior, o que a pandemia fez, e nas transformações que efetuou e tem de efetuar. Estes momentos ajudam-nos a pensar as instituições e a projetar o desenvolvimento do nosso país".

Nesse paradigma, não se pode esquecer que a formação superior não passa apenas pela transmissão de conhecimento, "mas da perceção dos factos, para a criação do pensamento crítico dos alunos, é por aí que temos de apostar no desenvolvimento dos nossos alunos".

Defendendo novas formas de avaliar os alunos, perante o contexto anteriormente traçado, João Casanova de Almeida lembrou que há estudos que defendem que os cidadãos mais capacitados fazem com que os seus filhos tenham mais desempenho a vários níveis. "Temos de apostar na educação. Temos de colocar o ensino superior na linha da frente das preocupações do país", sustentou, lembrando que as universidades carecem de mais e melhor financiamento.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas