MADEIRA Meteorologia

TAP recua na aplicação das taxas de 30 euros

Data de publicação
04 Novembro 2025
22:45

O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, confirmou, no final da tarde de hoje, que a TAP recuou na decisão de aplicar uma taxa de 30 euros que iria encarecer os voos da TAP desde Lisboa e Porto para o Funchal, no período de Natal e Ano Novo 2025-2026.

A decisão da TAP aconteceu no seguimento da intervenção do Governo Regional, que, prontamente, protestou contra a decisão comercial tomada sem qualquer aviso prévio ainda mais numa altura muito procurada por estudantes que pretendem regressar à Região para as férias de Natal e também por outros visitantes. Depois dos variados contactos e diligências efetuados pela Secretaria Regional junto da companhia, hoje, Eduardo Jesus recebeu a informação, da parte do CEO da TAP, que haveria recuo na aplicação da taxa. O Secretário assume ter ficado satisfeito, sublinhando que o desfecho “é exatamente o que se pretendia”.

“Ficamos muito agradados que o desfecho desta situação seja exatamente este. Primeiro, porque não encontrávamos nenhuma necessidade de acontecer este agravamento do preço, uma vez que não havia razões objetivas para tal. Segundo, tratava-se de uma prática isolada no mercado, que nos parecia muito estranha, sobretudo numa altura em que a lei da oferta e da procura já eleva naturalmente o valor das tarifas. Por isso, mais 30 euros em cima era algo que só dificultava a vida aos madeirenses e porto-santenses”, afirmou o governante.

O Secretário Regional recordou que o Governo apresentou estes argumentos no diálogo mantido estes dias com a administração da companhia aérea, que acabou por se mostrar sensível às preocupações expressas. “Hoje tivemos a confirmação de que a TAP não irá aplicar esta sobretaxa e que os preços voltam a estar nos valores anteriormente praticados. Já confirmámos isso — o próprio site da TAP já não refere a aplicação dessa taxa — o que significa que foi conseguido aquilo que pretendíamos, após uma forte sensibilização”, adiantou.

Eduardo Jesus fez ainda questão de agradecer publicamente à administração da TAP, destacando a rapidez da resposta da companhia aérea. “Estivemos em contactos muito intensos durante o fim-de-semana, o dia de ontem e o de hoje, e foi possível, num curto espaço de tempo, evitar esta cobrança adicional”, concluiu o Secretário Regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Márcia Gomes é a escolha certa para liderar o SESARAM?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas