MADEIRA Meteorologia

Santander Totta diz que não está a pensar comprar Novo Banco mas admite olhar para operação

Data de publicação
02 Fevereiro 2024
11:34

O presidente do Santander Totta disse hoje que o banco não está a pensar comprar o Novo Banco, mas admitiu que irá olhar para a operação quando acontecer.

Na conferência de imprensa de apresentação das contas de 2023 (lucros de 1.030 milhões de euros, mais 70% do que em 2022), o presidente do Santander Totta disse que “não está a pensar comprar o Novo Banco”, mas também admitiu que estará “sempre atento” e que não pode “garantir que não compra o Novo Banco”.

”Nunca sabemos o que vai acontecer, se nos entregarem o banco vamos ficar com ele”, disse.

Questionado sobre se uma operação dessas (o Santander Totta ficar com o Novo Banco) poderia colocar problemas políticos, porque ficaria um banco de origem espanhola a liderar o mercado português (atualmente o público Caixa Geral de Depósitos é o principal), Pedro Castro e Almeida afirmou que se vive um mundo global pelo que quando houver uma eventual venda do Novo Banco se a CGD não quiser correr o risco de “perder a liderança tem de se candidatar à compra do Novo Banco”.

Em janeiro do ano passado, no parlamento, o presidente da CGD disse que a dimensão e os lucros atuais do banco o tornam um operador ativo e, se fossem essas as circunstâncias em 2015, o Banif e Banco Popular não teriam sido vendidos por um euro.

Paulo Macedo afirmou que isso aconteceu, porque a CGD não tinha então condições para ser um operador ativo. “A CGD não tinha capital, estava à beira da resolução e tinha histórico de seis anos de prejuízo”, afirmou, considerando que por isso houve bancos que “cresceram na sua quota de mercado para além do seu mérito”.

Contudo, afirmou, a CGD mudou e “hoje a Caixa não é uma Caixinha, tem rentabilidade, tem autonomia”.

”É por a Caixa estar como está que hoje não aconteceria um banco estrangeiro comprar Banif e Banco Popular por um euro”, disse Macedo numa audição parlamentar.

Em 2015, o Santander Totta (detido pelo Santander) comprou a atividade bancária do Banif (no âmbito da resolução deste) por 150 milhões de euros. Em 2018, comprou por um euro o espanhol Banco Popular, no âmbito da resolução deste.

O Novo Banco (nascido na resolução do BES) é detido em 75% pelo fundo de investimento norte-americano Lone Star e o restante capital é público (através do Fundo de Resolução e diretamente do Estado português).

O presidente do Santander Totta, Mark Bourke, tem dito que quer vender o banco em bolsa. Em novembro, em entrevista à agência Reuteurs, Bourke disse que o Novo Banco vai estar preparado para uma potencial entrada em bolsa no primeiro semestre de 2024, ainda que admitindo que o momento é difícil para essas operações.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas