O presidente do Governo Regional adiantou aos jornalistas que será apresentada até ao verão, a segunda fase da variante ao Funchal, entre as Quebradas e o Lazareto, e que se refere, em concreto, ao troço entre o Amparo e a Quinta Magnólia.
À margem da inauguração do Plaza Madeira, ex-centro comercial La Vie, Miguel Albuquerque afirmou que as previsões para a apresentação do projeto para o referido troço apontam para essa altura.
Ainda sem datas definidas para a conclusão da nova variante, o governante afiançou que a obra será importante para aliviar o tráfego diário na via-rápida que, segundo dados divulgados ontem pela Direção Regional de Estatística, ano de 2023, a contagem de tráfego rodoviário aumentou 8,5% na via Rápida e 12,7% nas vias Expresso, face a 2022. Comparativamente a 2019, o crescimento foi superior, de 16,2% e 25,0%, respetivamente.
Nas vias concessionadas, os referidos aumentos comparativamente a 2022 foram impulsionados pelo tráfego de ligeiros (+8,6% na Via Rápida; +13,2% nas Vias Expresso). No tráfego de pesados, a variação foi igualmente positiva na Via Rápida (+3,4%), ainda que de menor amplitude.