A pressão turística sobre determinados locais turísticos entra no debate, no Fórum JM sobre ‘Os grandes Números do Turismo’. Os intervenientes consideram prejudicial e “uma irresponsabilidade” da comunicação social e das redes sociais estarem a divulgar frequentemente situações de tendas montadas, ou de determinados comportamentos dos turistas, porque prejudica a imagem e quem quer vir para a Região, sem esquecer os agentes turísticos.
Eduardo Jesus sublinhou que se houver uma melhor distribuição dos turistas pelos locais, em termos horários e de afluência, os espaços não estarão lotados. O governante lembrou o trabalho feito pelo instituto de Florestas e Conservação da Natureza na fiscalização e num estudo feito também com a parceria da Universidade da Madeira, para criar soluções para os locais mais procurados, nomeadamente Ponta de São Lourenço, o Fanal, o Pico do Areeiro, Queimadas, Ribeiro Frio, Rabaçal e 25 Fontes. Serão soluções diferentes para cada espaço.
“Teremos no terreno no próximo ano soluções que vão impactar na vida das pessoas de forma positiva”, prometeu Eduardo Jesus.
A título de exemplo, disse que haverá medidas para reforçar estacionamentos e distanciar dos locais a visitar, e maior disciplina na gestão do espaço, dando o exemplo de plataformas para a compra de bilhetes que definem os melhores horários a visitar, atendendo à afluência de entradas já compradas.
“Vamos trazer um novo paradigma para a Madeira num trabalho que não está a ser feito sozinho, mas em parceria com os empresários e as pessoas que estão no terreno”.