MADEIRA Meteorologia

EUA avisam FMI e Banco Mundial de que se estão a desviar da sua missão

Data de publicação
23 Abril 2025
18:38

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, avisou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) de que se estão a desviar de sua missão original e que a ajuda americana não será incondicional.

“A administração [do Presidente dos EUA, Donald] Trump está disposta a trabalhar com eles [FMI e BM], desde que se mantenham fiéis às suas missões”, disse, considerando que “estão a ficar aquém”.

Segundo o responsável, citado pela Efe, as instituições “têm de se afastar das suas agendas dispersas e desfocadas, que têm impedido a sua capacidade de cumprir os seus mandatos fundamentais”.

Em relação ao FMI, defendeu, a organização “gasta uma quantidade desproporcionada de tempo e recursos em questões sociais, de alterações climáticas e de género”.

Para Bessent, “estas questões não fazem parte da missão do FMI” e o facto de a organização se centrar nestas áreas está a afetar “o seu trabalho em questões macroeconómicas cruciais”.

“Estamos abertos a críticas, mas não vamos tolerar que o FMI não critique os países que mais precisam, principalmente os países excedentários”, disse Bessent num fórum do Instituto de Finanças Internacionais, à margem das reuniões da primavera do FMI e do BM, em Washington.

Bessent afirmou que, com base no seu mandato, “o FMI tem de se pronunciar contra países como a China, que há décadas seguem políticas globalmente distorcidas e práticas monetárias opacas”, e também contra “práticas de empréstimo insustentáveis por parte de certos países credores”.

O secretário do Tesouro sublinhou que a organização macroeconómica “deve reorientar os seus empréstimos para a resolução dos problemas da balança de pagamentos” e afirmou que “os seus empréstimos devem ser temporários quando feitos de forma responsável”.

Na sua opinião, a Argentina é um bom exemplo de um país “que merece” o apoio do FMI porque “está a fazer progressos reais no cumprimento dos objetivos financeiros, mas nem todos os países o fazem”.

Quanto ao Banco Mundial, recordou que nasceu para “ajudar os países em desenvolvimento a desenvolverem as suas economias, reduzir a pobreza, aumentar o investimento privado, apoiar a criação de emprego no setor privado e reduzir a dependência da ajuda externa”.

“O Banco não deve continuar à espera de cheques em branco para um ‘marketing’ insípido e centrado em palavras-chave, acompanhado de compromissos de reforma pouco convictos. Deve utilizar os seus recursos da forma mais eficiente possível”, defendeu, numa altura em que o seu Governo está a proceder a uma revisão das organizações a que pertence e que apoia.

As observações de Bessent foram feitas um dia depois de o presidente do BM, Ajay Banga, ter reiterado a intenção de que o Conselho de Administração do Banco levante o seu veto ao financiamento de projetos de energia nuclear em junho.

Bessent aplaudiu esse objetivo e afirmou que o Banco deveria ser neutro em termos de tecnologia e dar prioridade à acessibilidade e ao investimento em energia.

“Na maioria dos casos, isto significa investir na produção de energia com base no gás e noutros combustíveis fósseis”, afirmou.

O secretário do Tesouro considerou “absurdo” o facto de a organização ver a China como um país em desenvolvimento e apelou para que os parceiros comerciais de Washington trabalhem em conjunto para reequilibrar o sistema financeiro, o FMI e o BM para as suas cartas fundadoras: “EUA primeiro não significa EUA sozinho”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas