MADEIRA Meteorologia

SITAM não aceita aumento salarial inferior a 3% para trabalhadores do setor dos vinhos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Janeiro 2022
18:32

O SITAM - Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços não aceita a proposta da ACIF- Associação do Comércio e Indústria do Funchal para um aumento salarial inferior a 3% para os trabalhadores do setor dos vinhos. Na próxima quarta-feira haverá nova reunião.

A direção do SITAM reuniu, esta quarta-feira, com a ACIF a fim de iniciar as conversações para a revisão do CCT (Contrato Coletivo do Trabalho) para o sector dos vinhos, cuja última revisão remonta a 4 de junho de 2019.

"O Sindicato já tinha apresentado em outubro de 2019 uma proposta da revisão da tabela salarial para vigorar no ano de 2020. (…) A ACIF recebeu a proposta e nunca mais respondeu. Acabou por responder na semana passada. Chamou o Sindicato para discutir um aumento salarial como se fosse para apenas um ano. Ou seja, estamos há três anos sem negociação", começou por referir Ivo Silva, presidente do SITAM, em declarações à rádio 88.8 JM FM.

Não tendo ainda chegado a um acordo, na próxima quarta-feira haverá uma nova reunião e o SITAM vai apresentar uma contraproposta. "Vamos reclamar um aumento igual para todos, mas chamais esse aumento poderá ser inferior a 3%. É um aumento salarial que corresponde a três anos e isto seria uma média de 1% por ano, o que já é bastante pouco para uma inflação acrescida, para um setor de atividade que não está mal como se diz, há uma recuperação económica evidente nos últimos meses", averbou o responsável.

Caso não cheguem a entendimento na próxima semana, o SITAM vai pedir ao Governo Regional que interceda no sentido de tentar fazer as partes chegarem a um acordo. "O que está sobre a mesa não é bom, o sindicato não poderá aceitar", rematou Ivo Silva.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas