MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Artistas madeirenses encantaram em Carltonville

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Maio 2022
19:11

A presença dos artistas madeirenses João Quintino e Sidónio Silva levou até Carltonville momentos de alegria e de animação há muito desejados. Foi no passado fim de semana, na festa de Nossa Senhora de Fátima, que atraiu aproximadamente meio milhar de pessoas, mau grado a chuva diluviana que caiu na localidade.

João Quintino, artista muito conhecido e também muito querido pela comunidade residente na África do Sul apresentou o seu novo single editado há duas semanas que recebeu aplausos e muito também pela forma como bem soube interagir com o público ali presente que lhe tributou um caloroso aplauso que deixou o artista madeirense comovido.

Sidónio Silva teve uma exibição que também agradou ao público e foi também bastante aplaudido. O ponto alto da sua exibição foi quando o cantor madeirense paralelamente a sua voz se fez ouvir acompanhada pelo acordeão tocado por si próprio, que foi do agrado de todos os presentes, o que ficou bem documentado pelos aplausos que o público lhe tributou sem esforço.

A presença do artista madeirense radicado em Pretória, Damião de Freitas com as canções de ontem, de hoje e de sempre, como se ouviu dizer, teve uma exibição que a assistência presente não lhe regateou os melhores elogios e aplausos.

O Rancho Folclórico da Casa Social da Madeira de Pretória, foi a cereja no topo do bolo. Bailaram e fizeram as pessoas bailar não só os madeirenses, mas também gentes de origem local que certamente foi a vez primeira que ouviram acordes do bailinho e de outras músicas da Região Autónoma da Madeira tão bem interpretadas e bailadas por este agrupamento que se deslocou de Pretória a Carltonville cuja atuação serviu também para divulgar entre outras gentes as canções, danças com a alegria de viver, mas mais importante - a nossa cultura.

Quanto a gastronomia madeirense, os aromas e sabores constituíram um verdadeiro arraial de pratos e doçaria regionais sendo o bolo de mel da Madeira confecionado com o rigor das receitas regionais foi muito apreciado e a maneira tão madeirense e elegante da sua embalagem e rotulagem indicando inequivocamente origem desta iguaria tradicional da Ilha da Madeira merece os melhores encómios.

António (Tony) Franco um conceituado comerciante de Carltonville vem desde há dezanove anos com um conjunto de familiares, amigos e conhecidos organizando este evento, felizmente, sempre bem-sucedido pois a adesão é cada vez mais crescente.

A comunidade em Carltonville engloba cerca de três dezenas de famílias atualmente. A festa em honra de Nossa Senhora de Fátima terminou com a Procissão do Adeus, um pequeno percurso em redor da igreja católica de Carltonville, com o andor da Virgem Maria, velas, lenços brancos e alguma emoção nas faces de muitas pessoas, certamente implorando à Virgem que abençoe a África do Sul, em particular, que vive uma transe deveras difícil que não estando em guerra com outro país está em guerra consigo própria.

José Luís da Silva, correspondente em Joanesburgo, na África do Sul

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Inquérito JM: Concorda com o pagamento de quatro euros por hora para estacionar no Pico do Areeiro?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas