MADEIRA Meteorologia

África do Sul: mais de 16.097 professores têm cadastro criminal

Na África do Sul o governo tenta por cobro à criminalidade que grassa lés a lés no país com a polícia a promover um combate mais eficaz do que nos últimos tempos através de medidas de investigação e prevenção e de ações arrojadas que visam proteger a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas.

Foi confirmada a existência de 16.097 docentes com antecedentes criminais que continuam a ensinar, algo que preocupa as autoridades.

Lamentavelmente, o Departamento de Educação Básica (DBE), ao sancionar este estado de coisas, coloca a vida de educandos e professores em situação de grande risco.

A afirmação foi feita por Matakannye Matakannye, secretário-geral da Associação Nacional de Órgãos Governamentais (sigla em inglês NASGB), ao revelar que 16.097 professores com antecedentes criminais continuam a exercer as funções de professores, apesar da questão ter sido abordada no princípio deste ano.

Matakannye Matakannye avançou que “apelámos à ministra da educação e ao Conselho Sul Africano de Educadores (sigla em inglês SACE) para agir imediatamente porque não podemos permitir que criminosos ensinem as nossas crianças”.

No ano passado, cerca de 3,6% de 447.123 funcionários do departamento de educação tinham antecedentes criminais e alguns nem sequer os declararam, de acordo comas estatísticas do TPN Credit Bureau.

Dos registos criminais desses funcionários constam os crimes de estupro, assassinatos, agressões, crimes relacionados com drogas, arrombamentos e infrações graves de trânsito.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas