MADEIRA Meteorologia

Web Summit: Rúben Dias critica organizações de futebol na sobrecarga de jogos

Data de publicação
14 Novembro 2024
17:31

O internacional português Rúben Dias afirmou hoje que as organizações futebolísticas mundiais “não querem saber” dos atletas ao sobrecarregar o calendário, prejudicando o desempenho e o espetáculo, tendo abordado um cenário de greve dos jogadores.

“Para ter um melhor desempenho, é preciso garantir que os atletas estão seguros, mas poucos querem saber dos atletas, mas sim do aspeto financeiro e do lucro. Esta época, especialmente, será a mais louca até ao momento, com o Mundial de Clubes no fim da temporada. Temos de pensar nos jogadores se queremos um bom espetáculo, dando-nos tempo suficiente para recarregar baterias e darmos o melhor espetáculo”, realçou.

O jogador dos ingleses do Manchester City encerrou o palco principal da Web Summit, em Lisboa, num painel denominado “Fazer a diferença, dentro e fora do campo”, durante o qual abordou as recentes queixas de colegas de profissão sobre a sobrecarga de encontros.

“No passado, tínhamos um número de jogos normal. Agora estamos bem para lá desse normal. É cada vez mais desafiante, e nós adoramos superarmo-nos, mas os adeptos querem um bom espetáculo. Claro que querem muitos jogos, mas penso que eles nos entendem. Temos de centralizar a questão nos atletas, pois somos nós que jogamos. Percebemos a indústria que temos à nossa volta, mas são os nossos corpos que estão em questão. Precisamos de descansar e respirar”, apelou, sob aplausos dos presentes.

O médio espanhol Rodri, companheiro de equipa em Manchester e recentemente consagrado como melhor futebolista do mundo, foi um dos jogadores que já abordou uma possível greve, de forma a “levantar a voz” e alertar para o problema criado pelas organizações.

“Se tiver de ser, é importante estarmos todos juntos e fazê-lo todos juntos, como uma outra situação extrema. Se tivermos de levantar a voz e fazer greve, fazemo-lo. Todos estamos focados no dia a dia agora, mas, no seu tempo devido, temos de pensar nisso seriamente”, considerou Rúben Dias, que foi eleito o 23.º melhor futebolista mundial.

Durante o painel, o defesa central explicou igualmente como lida com a pressão que é inerente à profissão, que, com o passar dos anos, ao mais alto nível, “torna-se parte” de si e “faz parte do jogo”, com a sua consistência a significar saber gerir essa pressão.

“Sou muito bom em ignorar. Tudo começa em casa, com o conforto e o amor que eu tenho. Esse é o meu escape. Depois, o quanto acredito no meu propósito. Em alturas de stress ou quando as pessoas te tentam mandar abaixo, é continuar a resistir e a ter bons desempenhos, para quebrar isso. Tem sido sempre dessa forma, mas não é fácil de lidar algumas vezes”, apontou o futebolista, de 27 anos, que se encontra lesionado.

No final do painel, e com o encerramento oficial da Web Summit, o cofundador Paddy Cosgrave e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregaram a Rúben Dias um galardão de Inovação no Desporto, atribuído pela cimeira tecnológica.

A edição deste ano da Web Summit em Lisboa, que iniciou na segunda-feira e decorreu até quinta-feira, registou um “recorde” de 71.528 participantes de 153 países, segundo dados da organização de uma das maiores cimeiras tecnológicas a nível internacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas