MADEIRA Meteorologia

Paulo Fidalgo com o nome inscrito no Mural Olímpico La Vie

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Fevereiro 2023
18:54

O Centro Comercial La Vie Funchal, em parceria com o JM-Madeira, homenageou na tarde desta quinta-feira Paulo Fidalgo, selecionador adjunto de andebol masculino que esteve presente nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio. O nome do técnico figura agora no 'quadro de honra' dos participantes Olímpicos ligados à Madeira que está patente naquele espaço comercial.


Paulo Fidalgo chegou ao arquipélago em 2001 para reforçar o plantel do Madeira SAD na posição de central, tendo depois, em 2004/05, passado a assumir funções no corpo técnico do Madeira SAD, onde permaneceu até à extinção deste projeto desportivo em 2021/22. Após o fim do Madeira SAD, o treinador, de 47 anos, transitou para o Marítimo Andebol SAD.




Desde 2018 acumula também a função de técnico adjunto da Seleção Nacional Masculina, tendo ajudado os 'Heróis do Mar' a garantir a primeira qualificação olímpica de sempre, concretamente para Tóquio 2020.





Aos jornalistas afirmou sentir-se honrado pelo seu nome passar a constar no Mural Olímpico La Vie e mostrou-se grato por ver um número significativo de pessoas no momento. Para além de familiares, amigos e andebolistas, estiveram presentes no descerramento da placa onde está inscrito o seu nome o presidente do Marítimo Andebol SAD, Carlos Batista, - a quem agradece por o ter trazido para a Madeira há mais de duas décadas -, o presidente da Associação de Andebol da Madeira, Bernardo Vasconcelos, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.




"Fico muito feliz com a presença humana que está aqui à minha volta. Sou um profissional do desporto muito sentimental, com relações e construções afetuosas. Acho que o desporto só faz sentido quando solidificamos o lado social. Para mim este dia representa um trabalho de centenas de pessoas que fizeram algo de positivo pelo andebol e pelo desporto", afirmou.


"É um mural muito gratificante que reconhece todos aqueles que tiveram momentos olímpicos. Eu tive o privilégio de vir para a Madeira em 2001, a minha mulher é do Porto da Cruz e a minha filha nasceu no Funchal. É com muito orgulho que sinto que este pedaço de terra que existe no mundo também é meu e que faço parte dele", disse ainda, salientando ainda que quer, com o seu trabalho, "deixar marcas positivas no desporto".




Já sobre a presença em Tóquio 2020 (que se realizou em 2021 devido à pandemia), Fidalgo descreve o momento como "muito especial".




"Quando nos apuramos para Tóquio foi um momento épico, envolvido em muito sentimentalismo pela morte de Alfredo Quintana [antigo guarda-redes internacional]. Todo um grupo de trabalho superou-se bastante para suplantar essa perda. A conquista foi algo de sobrenatural, com um golo no último segundo que nos colocou em Tóquio. Participar nos Jogos Olímpicos e estar na Aldeia Olímpica é único e eu tive esse privilégio. Gostaria de participar noutro contexto, fora da pandemia, mas recordo que foram uns Jogos inesquecíveis", rematou.



Poderá conferir outros feitos do técnico na exposição que está patente no Centro Comercial La Vie Funchal, tal como os nomes de outros desportistas que figuram no Mural Olímpico.

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas