A seleção portuguesa feminina de futebol conseguiu o primeiro triunfo de sempre face aos Estados Unidos, ao 12.º jogo, ao vencer por 2-1 o particular realizado em Chester, na Pensilvânia, na madrugada desta sexta-feira.
A formação campeã olímpica em título marcou logo aos 31 segundos, por intermédio de Rose Lavelle, mas a formação das ‘quinas’ deu a volta ao resultado, com tentos de Diana Gomes, aos 41 minutos, e Fátima Pinto, aos 72, após cantos de Kika Nazareth.
Portugal, que vinha numa série de oito jogos sem ganhar e só somava uma vitória em 10 jogos em 2025, somava 10 derrotas e um empate, sem qualquer golo marcado, face aos Estados Unidos, o ‘nulo’ no Mundial de 2023, em Auckland, na Nova Zelândia.
Portugal marca primeiros golos às americanas, após sofrer 40
A seleção portuguesa tinha perdido os 10 primeiros jogos com as norte-americanas, entre 1994 e 2021, com nenhum golo marcado e 39 sofridos.
Depois, ao 11.º embate, Portugal conseguiu, pela primeira vez, não perder, ao empatar a zero, em encontro da terceira jornada da fase de grupos do Mundial de 2023, disputado em Auckland, na Nova Zelândia.
O conjunto de Francisco Neto esteve quase a escrever um dos maiores escândalos da história dos mundiais, o que não aconteceu porque, aos 90+1 minutos, Ana Capeta atirou ao ‘ferro’, num golo que teria colocado a equipa lusa nos ‘oitavos’ e eliminado as então bicampeãs mundiais em título.
Desta vez, num jogo sem a mesma importância, um particular, Portugal acabou por conseguir mesmo o primeiro triunfo sobre os Estados Unidos, que até vinham numa série de cinco triunfos consecutivos e venceram o título olímpico em Paris2024.
Antes do embate de Auckland, as norte-americanas marcaram a Portugal à média de quase quatro tentos por encontro (3,9), incluindo duas goleadas por 7-0, em 1991, em Sanford, nos Estados Unidos, e em 2000, em Montechoro, na Algarve Cup.
Sob o comando de Francisco Neto, à frente da formação das ‘quinas’ desde 2014, Portugal conseguiu os dois primeiros desaires pela margem mínima.
Na estreia face às norte-americanas, a seleção portuguesa caiu por 1-0 no Estoril, em 08 de novembro de 2018. Um golo de Jessica McDonald, aos 42 minutos, decidiu o embate a favor das norte-americanas, de Alex Morgan e Megan Rapinoe.
Em 2019, em dois embates nos Estados Unidos, no espaço de seis dias, Portugal perdeu primeiro por 4-0 e depois por 3-0, mas, no regresso aos ‘states’, mais precisamente a Houston, em 2021, só perdeu por 1-0.
Com o fim já à vista, aos 76 minutos, Samantha Mewis foi deixada solta na pequena área, numa das raras falhas da defesa portuguesa, e não perdoou, cabeceando para fora do alcance de Inês Pereira, depois de um canto na esquerda de Christen Press.