A nadadora de águas abertas Mayra Santos, do Juventude Atlântico Clube/Salesianos, visitou o Externato Adventista do Funchal no âmbito de um projeto desenvolvido na turma de 4.º ano daquele estabelecimento escolar.
Mayra bateu em 2020 dois recordes mundiais de natação estática ao nadar ininterruptamente durante mais de 30 horas batendo o recorde mundial feminino, de 24 horas, ultrapassando posteriormente o marco de 30 horas assinando assim o seu nome no livro de recordistas mundiais
A turma de 4.º ano do Externato revelou imensa curiosidade em conhecer o percurso de vida da nadadora e saber o que a incentivava a atingir cada meta estabelecida. Mayra Santos aproveitou a oportunidade para incitar os alunos a lutarem pelos seus sonhos e trabalharem para os concretizar.
Para o aluno Matias, que coincidentemente acabou por conhecer a nadadora no tempo entre a apresentação do seu trabalho e a vinda da mesma à escola, este foi um momento de orgulho e uma alegria muito grande. A turma, no geral, sentiu-se muito contente por conhecer pessoalmente uma recordista do Guiness, levando para casa autógrafos e dedicatórias que a atleta carinhosamente cedeu aos alunos.
O trabalho por projeto é uma das metodologias utilizadas no Externato Adventista do Funchal sendo uma forma ativa, divertida e diversificada, de aprendizagens construtivas e significativas que permite ainda explorar temas do interesse dos alunos e muitas vezes traçar pontes com a realidade fora das paredes da escola, privilegiando o ecossistema do aluno, da própria comunidade escolar e ainda da comunidade envolvente.
Recorde-se que a desportista lusa-brasileira é recordista do Guiness World Records por ter nadado, de forma estática numa piscina contra corrente ultrapassando a marca dos espanhóis Alberto Lorent e Pablo Fernandez Alvarez, durante 30 horas e sete minutos sem interrupções.
Hélder Teixeira