A contratação Seydou Sy, de 25 anos, está a ser equacionada por força da lesão de Daniel Guimarães, que deverá obrigar o guardião brasileiro a uma paragem algo prolongada.O jogador, que representou o Mónaco durante seis temporadas, encontra-se sem clube, pelo que não existe qualquer impedimento legal ou regulamentar para a sua contratação fora das designadas janelas de mercado, a última das quais, recorde-se, fechou no início deste mês.
Sy deixou o Senegal muito jovem, tendo rumado ao futebol turco, mais precisamente para a formação do Basaksehir de Istambul, onde permaneceu até aos sub-17. Seguiram-se duas temporadas no AC Milan antes de partir para o emblema do Principado, o qual chegou com 19 anos, para alinhar na equipa B.
A estreia na equipa principal aconteceu na temporada 2016/17, e teve a mão do treinador madeirense Leonardo Jardim. Nos anos seguintes, o guarda-redes somou mais alguns minutos a titular, mas sem conseguir deixar a condição de suplente.
A lesão de Daniel Guimarães constituiu uma oportunidade para o guardião italiano Riccardo Piscitelli, que vinha sendo suplente, tendo Rui Encarnação passado a agora a sentar-se no banco. Mas a pouca experiência do jovem madeirense, que pode vir a ser chamado a assumir a baliza, leva a que os responsáveis alvinegros sintam a necessidade de reforçar o leque de opções para este setor, e também com a perspetiva de assegurar um elemento com margem e potencial para evoluir.
Estágio em Guimarães
Como previsto, depois do duelo com o Rio Ave, a comitiva alvinegra rumou para Guimarães, onde vai permanecer em estágio, durante quatro dias, para preparar o próximo encontro para o campeonato, marcado para terça-feira, no Estádio do Bessa, ante o Boavista.
No dia seguinte ao empate em Vila do Conde, o plantel voltou ao trabalho com uma sessão de treino que foi menos intensa para os jogadores que atuaram na partida. A decisão de permanecer no continente foi comunicada há cerca de uma semana, e justificada “em função das alternativas de viagem existentes, que dificultava e muito a deslocação da equipa entre o Porto e a Madeira, entre os dois jogos”.
Para além de Daniel Guimarães, fora das opções do técnico Luís Freire deverão continuar Ruben Micael (traumatismo num joelho) e Brayan Riascos (lesão muscular numa coxa).
Por Raul Caires