Os 54 jogos do Campeonato do Mundo feminino de futebol de 2023, a disputar na Austrália e na Nova Zelândia, e no qual Portugal vai estar presente pela primeira vez, vão ser transmitidos nos canais da SportTV, anunciou hoje a operadora televisiva.
"A SportTV adquiriu os direitos de transmissão da totalidade dos jogos da fase final do Campeonato do Mundo de futebol feminino, no qual a seleção portuguesa participará pela primeira vez", lê-se no comunicado da estação.
Portugal qualificou-se pela primeira vez para a nona edição do Mundial feminino, que vai ser disputado entre 20 de julho e 20 de agosto, por 32 seleções.
A formação as ‘quinas’ apurou-se em 22 de fevereiro, ao bater os Camarões por 2-1, em Hamilton, na Nova Zelândia, na final do Grupo A do ‘play-off’ Intercontinental, num triunfo selado de penálti por Carole Costa, aos 90+4 minutos.
No Mundial2023, Portugal vai defrontar na fase de grupos os vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), em Dunedin, o Vietname (27), em Hamilton, e os detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), em Auckland.
"Esta revolução que já começou a acontecer no futebol feminino conta, desde o seu início, com o apoio incondicional da SportTV e da nossa equipa. A SportTV tem vindo desde há muito a integrar futebol feminino na sua programação, com a Liga feminina, a Copa America, a Finalíssima, a FA Cup entre outros eventos e depois de ter oferecido aos portugueses a brilhante qualificação da seleção nacional, não podia deixar de estar neste acontecimento histórico que permitirá afirmar definitivamente o futebol feminino no panorama desportivo nacional e nas preferências dos portugueses", afirmou Nuno Ferreira Pires, diretor-executivo do canal, citado em comunicado.
O Mundial decorrerá entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia, e, antes da partida, em 10 de julho, a seleção das ‘quinas’ defronta a Inglaterra, em 01 de julho (15:15), em Milton Keynes, a 70 quilómetros de Londres, e a Ucrânia, no dia 07 de julho, no Estádio do Bessa, no Porto, em jogos particulares.
Lusa