Teve lugar, esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a apresentação da LXIV Volta à Cidade, que decorrerá a 28 de dezembro, numa prova inclusiva e aberta à participação de ambos os géneros, dos escalões juvenis, juniores e veteranos, num percurso de 5.800 metros. Este ano, a prova já bateu os recordes de inscrições com mais de 3.100 inscritos.
Na apresentação, em que foi feita homenagem à primeira participante feminina madeirense e, simultaneamente, na prova, Carmo Andrade, o presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou o facto de, na atualidade, haver já mais de mil mulheres a participar, tendo, inclusive, na última edição terminado a prova cerca de 840 atletas.
Pedro Calado realçou ainda o facto de esta ser a São Silvestre mais antiga de Portugal, lembrando também alguns dos nomes, femininos e masculinos do atletismo mundial, que já participaram nesta prova, apontando, ainda, a “grande adesão dos madeirenses” a este evento desportivo.
O autarca salientou igualmente a colaboração e apoio da edilidade à Associação de Atletismo da Madeira e aos eventos desportivos, referindo que metade do apoio anual que é atribuído a esta entidade (cerca de 50 mil euros), vai para esta prova.
Para a realização da Volta à Cidade, Pedro Calado ressalvou o trabalho da Divisão de Trânsito e do Departamento do Ambiente, tendo ainda sido apresentadas pelo vereador Bruno Pereira as principais alterações e condicionamentos ao trânsito que um evento desta natureza acarreta.
Note-se que antes da prova principal, realiza-se o percurso destinado aos atletas em cadeira de rodas, depois os escalões benjamins A e B, Infantis, Iniciados e a Marcha da Saúde.