A Polícia Judiciária, em articulação com o DCIAP, realizou esta manhã buscas no âmbito de uma megoperação de combate à corrupção desportiva, à fraude fiscal e ao branqueamento de milhões de euros nos negócios do futebol.
Segundo avança a TVI, entre os clubes suspeitos e agora investigados encontram-se o o Futebol Clube do Porto, a SAD do Portimonense e um empresário que faz a ponte entre os dois emblemas.
Esta estação televisiva mais noticia que o principal visado na investigação é Teodoro Fonseca, sobre o qual recaem suspeitas de vários negócios entre os dois clubes, como as transferências de jogadores como Danilo Pereira, Paulinho, Galeno, Fede Varela, Rafa Soares ou Everton.
Recorde-se que Teodoro Fonseca, que é o maior acionista da SAD do Portimonense, e é também acionista da SAD do Futebol Clube do Porto, mantém uma relação antiga com o clube azul e branco. Além do mais, a relação do empresário brasileiro com o Futebol Clube do Porto foi também um dos alvos do pirata informático Rui Pinto, através de documentos revelados pelo Football Leaks, relembra a TVI.
A operação foi desencadeada depois de uma denúncia feita em 2018 e corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que concentra vários inquéritos relacionados com futebol.