A dupla norueguesa Christian Bakke e Thor-Erik Hoftaniska conquistou o Torneio de Pares do XXVIII Open Internacional de Bridge da Madeira, que decorreu ao longo de três dias no Hotel VidaMar, no Funchal. O par, que em 2024 tinha vencido o torneio de Equipas e participa pela quinta vez na Madeira, liderou a classificação desde o segundo dia de competição.
“Este é o maior torneio que já jogámos, e é sempre um gosto cá vir”, referiram os vencedores no final da prova, que contou com 744 jogadores em competição.
O segundo lugar foi conquistado pela dupla polaca Vytautas Vainikonis / Wojciech Olanski, enquanto o terceiro posto coube aos islandeses Sveinn R. Eiriksson e Magnus Eidur Magnusson.
O melhor par português foi constituído por João Paes de Carvalho e João Fanha, que alcançaram o 10.º lugar da classificação geral. A dupla nacional chegou a ocupar posições de pódio, terminando o segundo dia na segunda posição.
Esta sexta-feira tem início a segunda competição oficial do evento — o Open Teams —, que decorre até domingo e encerra o programa principal do torneio.
A edição de 2025 do Open Internacional de Bridge da Madeira reúne 926 participantes de 48 países e conta com 10 árbitros internacionais. Iniciada a 30 de outubro, com a realização de torneios paralelos, a competição termina no dia 10 de novembro, com o Cool-Down Pairs. No total, serão distribuídos 52 mil euros em prémios monetários, consolidando a Madeira como um palco de excelência para o bridge internacional.
Entre os participantes destacam-se alguns dos melhores jogadores do mundo, incluindo o português Miguel Palma, as campeãs mundiais holandesas Merel Bruijnsteen e Doris van Delft, a também holandesa Anna Tjebbe, o dinamarquês Martin Schaltz e os suecos Fredrik Nystrom e Peter Bertheau.