O grupo 'Domingo Clássico Madeira', com o apoio da Junta de Freguesia de Machico, vai pelo sexto ano consecutivo, celebrar na Madeira, o "Drive It Day/Clássicos da Revolução de Abril".
Esta celebração, traduzir-se-á, numa exposição de veículos clássicos e pré-clássicos na cidade de Machico, mais precisamente na Praça do Fórum e na Praceta 25 de Abril (Alameda dos Plátanos), entre as 10 e as 16 horas, do dia 28 de agosto de 2022.
A Junta de Freguesia de Machico, que antes organizava no dia 25 de abril, uma exposição para clássicos denominada "Clássicos da Revolução de Abril de 1974", juntou-se desde abril de 2017 ao evento "Drive It Day", resultando daí, o "Drive It Day - Clássicos da Revolução de Abril".
O Drive It Day é uma efeméride que é celebrada em muitos países europeus, que relembra uma prova de velocidade e resistência que se realizou em Londres entre os dias 23 de abril e 12 de maio de 1900.
Em Inglaterra e outros países europeus existem diversos acontecimentos a relembrar aquela prova automobilística, desde desfiles, caravanas de automóveis e motas, veículos militares, de bombeiros, feiras ou mostras de viaturas clássicas.
Será um dia para celebrar, compartilhar e exibir o gosto que os entusiastas têm pelos veículos clássicos. É ainda uma maneira de sensibilizar as pessoas e as entidades públicas para a importância do património cultural das viaturas de interesse histórico.
Na Madeira, esta organização comemora o Drive It Day desde 2015. Mas a exemplo de 2021, este ano também não foi possível realizá-lo em abril, como deveria ter acontecido, por a data deste evento ter coincidido com o MIUT, em Machico.
Nesta edição do evento vamos assinalar algumas efemérides de modelos de automóvel: 50 Anos Mercedes Classe S-W116 / 50 Anos Renault 5 / 40 Anos Opel Corsa.
Estão inscritos 180 automóveis clássicos e pré-clássicos, até 1992, sendo que o mais antigo é um Chevrolet Phaeton de 1932.
A organização apela aos madeirenses que visitem esta exposição, que contará com "uma diversidade de viaturas clássicas e pré-clássicas muito interessantes."
[título corrigido às 17h36]