Um documentário, que vai às origens do Rali Vinho Madeira (RVM), intitulado 'A Volta à Ilha', estreia no próximo domingo, dia 30, pelas 20h00, na RTP-Madeira.
Trata-se de uma produção regional, dividida em dois episódios, da produtora Episodio Proeza Filmes, que contou com a colaboração e apoio financeiro do Club Sports Madeira.
Este é um filme com autoria e realização de João Paulo Santos, baseado no livro 'História da Volta à Ilha', de João Mendes de Almeida, que é agora dado a conhecer ao grande público em véspera da 64.ª edição do RVM, que vai para a estrada na quinta-feira, dia 3.
Para a concretização do documentário, o realizador teve acesso ao acervo de imagens do arquivo da RTP-Madeira, condição fundamental na construção do enredo, assim como diversos depoimentos de figuras de grande relevo histórico deste rali.
João Santos contou, assim, com a colaboração de diversos aficionados, nomeadamente, Eduardo Jesus, Mendes de Almeida, Roberto Fernandes e José Paulo Fontes, e ainda com a participação especial de 36 personalidades, desde antigos pilotos, dirigentes e outras individualidades directamente ligadas à competição ao longo de seis décadas.
'A Volta à Ilha' apresenta-se, desde já, como um registo rico em imagens inéditas e histórias vividas e um documento que mostra a improtância que o Rali Vinho da Madeira tem tido para a Região Autónoma da Madeira ao longo dos anos.
Acaba por ser uma homenagem a Manuel Inocêncio de Freitas e à equipa diretiva do Club Sports da Madeira que, segundo o autor, num pensaram que a primeira edição da 'Volta à Ilha da Madeira em Automóvel' viesse a transformar-se no maior evento desportivo da ilha.