O deputado do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira, Carlos Fernandes, afirmou que pelo menos 24 presos políticos foram libertados na madrugada desta segunda-feira na Venezuela, num processo que decorreu por volta das 2h43 locais, correspondentes às 6h43 em Portugal.
Numa publicação divulgada nas redes sociais, o parlamentar refere que foram excarceradas nove mulheres da prisão de Las Crisálidas e 15 homens do centro penitenciário Rodeo I, entre os quais se encontra o cidadão italiano Alberto Trentini.
Conforme escreve Carlos Fernandes, familiares de detidos mantêm-se em vigília junto aos estabelecimentos prisionais de Rodeo I, Zona 7 e Tocorón, exigindo a libertação dos seus familiares, justiça e o fim das detenções arbitrárias.
O deputado recorda ainda que o centro penitenciário Rodeo I é o mesmo onde continua detido o coronel de nacionalidade portuguesa Juan Francisco dos Ramos. Com estas libertações, já ultrapassa a meia centena o número de presos políticos libertados desde o passado dia 8 de janeiro.
Na sua declaração, Carlos Fernandes defende a libertação de todos os presos políticos, incluindo os cinco cidadãos portugueses que, segundo o deputado, continuam injustamente detidos naquele país.