Foi esta terça-feira apresentada a ‘TRAVESSA’, a nova plataforma de pesquisa de arquivos e bibliotecas da Madeira que resulta de um trabalho intenso "que não se esgota" da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Por ocasião da apresentação da plataforma que está agora disponível na página institucional da DRABM, e permite, num mesmo recurso de pesquisa, cobrir catálogos e bases de dados sobre arquivos e bibliotecas que, no total, compreendem cerca de 1,5 milhões de registos descritivos e mais de três milhões de ficheiros digitais, o secretário regional que tutela a pasta da Cultura sublinhou que este "é um passo em frente".
Eduardo Jesus salientou que a TRAVESSA vem tornar possível um melhor acesso ao "enorme trabalho" que é feito pela DRABM, conferindo-lhe assim uma maior utilidade. "É isto que distingue os arquivos. Um arquivo que está a guardar não está a prestar um bom serviço à população, só uma parte do serviço", defendeu.
"É uma plataforma que reforça a união no que diz respeito ao conhecimento", ao mesmo tempo que representa "um potencial por descobrir", acrescentou o governante.
Recorde-se que este novo recurso funciona como um ponto único de acesso à informação descritiva e digital disponibilizada através das plataformas de pesquisa de arquivos e bibliotecas geridas pela DRABM, permitindo ainda recuperar informação relativa aos catálogos das bibliotecas aderentes ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira. Visa simplificar e agilizar o acesso aos conteúdos digitais veiculados através dessas plataformas, diluindo barreiras ao acesso à informação e permitindo aproximar de todos o património documental e bibliográfico regional.
Com este novo recurso virtual, a DRABM amplia o seu portefólio de recursos em linha, que vêm ao encontro de necessidades de informação por parte de públicos diferenciados.
Catarina Gouveia