MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava defende incentivo à escrita e à promoção das tradições do concelho

Data de publicação
26 Abril 2025
16:30

O II Volume do Livro ‘Terra de Sonho e Tradição’, foi lançado esta tarde pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, no âmbito da Semana da Cultura, iniciativa promovida pela autarquia que começou esta sexta-feira e decorre até 3 de maio.

A obra junta os trabalhos vencedores do concurso literário organizado pela autarquia nos últimos dois anos letivos e conta com ilustrações de Sofia Reis.

Na ocasião, o presidente Ricardo Nascimento frisou a importância deste livro para o desenvolvimento das crianças. “É preciso incentivar a escrita por parte dos nossos jovens e incentivar a que investiguem as nossas raízes e as nossas tradições”, afirmou o autarca, tendo enaltecido a capacidade e o talento destes jovens escritores que para quem a leitura e a escrita proporcionam “mais competências e capacidade crítica”.

  • Ribeira Brava defende incentivo à escrita e à promoção das tradições do concelho

Na ocasião, o edil recordou o trabalho do artista plástico Pascal Errante, recentemente falecido, que colaborou com a autarquia em vários projetos, tendo ilustrado o primeiro volume do livro ‘Ribeira Brava Terra de Sonho e Tradição’, salientando que a Madeira perdeu “uma pessoa talentosa”, ficando “as memórias e um grande legado”

Na oportunidade, o vereador com a pasta da Educação, Rafael Sousa, frisou que é cada vez mais importante trabalharmos a cultura, pois faz parte de uma sociedade desenvolvida e com visão de futuro. “Os livros, a pintura, a escultura, a música e o cinema ajudam a desenvolver a criatividade e a abrir horizontes”.

Minutos antes desta apresentação, foram entregues os prémios do Concurso Literário referente ao ano letivo 2024/2025 a nove crianças e jovens que se destacaram na escrita de contos.

Em nota de imprensa, o município recordou que o concurso surgiu em 2018 para potenciar os hábitos literários dos mais novos, “através de uma atividade que estimulasse o envolvimento cognitivo e, desde então, tem sido um ‘viveiro’ para a descoberta de talentos na escrita em três categorias: 8/10 anos, 11/14 anos e 15/18 anos de idade.”

“A compilação dos melhores contos em livro é uma forma de incentivar a mais participações e valorizar o talento, perpetuando-o no tempo”, enaltece ainda a autarquia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas