MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava dá início à Semana da Cultura

Data de publicação
25 Abril 2025
21:59

A quarta edição da Semana da Cultura da Ribeira Brava arrancou esta tarde. Durante os próximos dias, a vila transformar-se-á num palco de cultura viva, com livros, música, cinema, exposições, oficinas e momentos de partilha com autores, artistas e instituições.

“A cultura é o alimento da alma de uma nação. Abrange as nossas tradições, a nossa história, as nossas artes, a nossa literatura, a nossa música, tudo aquilo que nos define como povo e nos conecta uns aos outros”, declarou Ricardo Nascimento, presidente da autarquia, no discurso de abertura.

O autarca relembrou que o acesso à cultura não é um luxo, mas uma necessidade fundamental para o desenvolvimento integral de cada indivíduo, especialmente dos mais jovens. Sobre a literatura, disse que “abre janelas para outros mundos e outras experiências, estimula a imaginação, a empatia e a compreensão da complexidade humana”.

A propósito deste dia, o 25 de Abril também foi lembrado pelo presidente da autarquia, não só pela mudança política, mas como marco para um “renascimento cultural” que abriu caminho para a valorização da língua portuguesa, “para a redescoberta das nossas tradições e para a afirmação da nossa identidade num mundo globalizado”.

Recordou “aqueles que lutaram pela liberdade que hoje desfrutamos e olhemos para o futuro, convictos a defender e a promover os valores do 25 de Abril: a liberdade de expressão como pilar da nossa democracia e a cultura como motor do nosso desenvolvimento humano e social, não trocando a crítica construtiva pela difamação, a razoabilidade pelos extremismos, a liberdade pela libertinagem, a democracia pela ditadura”.

Nascimento vê com orgulho a evolução desta semana cultural ao longo destes quatro anos e agradeceu o apoio do Governo Regional, na pessoa do diretor regional, Medeiros Gaspar, presente na sessão.

“Uns criticam, outros difamam, outros gostam e incentivam, pelo que neste meu fim de mandato deixo o desafio às próximas gestões camarárias que continuem a não menosprezar a cultura, contribuindo para que continuemos a ser uma terra de sonho e tradição”, disse.

Jorge Santos, vice-presidente da autarquia, também interveio, recordando que a iniciativa nasceu para valorizar as raízes locais e tem vindo a crescer “em dimensão, diversidade e participação”. Agradeceu a todos os parceiros, escolas, artistas e técnicos envolvidos, reconhecendo neles “o talento, a entrega e a paixão” que tornaram possível esta edição.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas