Amanhã, no Centro de Congressos da Madeira, a Orquestra de Bandolins da Madeira acrescenta um novo capítulo à sua história. Será um momento de aprendizagem, de música e de homenagem.
A primeira edição do Festival das Artes Eurico Martins, organizado pelo Recreio Musical União da Mocidade (fundado em 1913), terá lugar amanhã, no Centro de Congressos da Madeira, a partir das 15h00, e culmina com um concerto de estágio da Orquestra de Bandolins da Madeira (OBM), às 18h00, com a participação especial do tenor Carlos Guilherme.
Com esta iniciativa, a orquestra pretende prestar uma homenagem ao maestro Eurico Martins, falecido em dezembro de 2014, fazendo uma grande celebração de bandolins, para a qual foram convidados músicos de outros agrupamentos congéneres da Região, de Gaula, Camacha e Ribeira Brava.
O JM teve esta semana a oportunidade de assistir a um ensaio geral, realizado na sede da orquestra, em São Roque, com a presença do conceituado cantor lírico.
Veja a fotogaleria:
O concerto de estágio da OBM será um momento intergeracional, que, segundo o maestro André Martins, vai reunir músicos antigos e atuais, inclusivamente novos alunos, pelo que o repertório contempla alguns temas mais acessíveis aos formandos.
Atrair os mais jovens para a música é algo que o diretor artístico considera desafiante, especialmente numa época em que as redes sociais e promessas de “gratificação imediata” dominam as atenções e afastam a juventude da aprendizagem da música.
Leia mais na edição impressa deste sábado do JM.