MADEIRA Meteorologia

Museu de Arte Sacra do Funchal acolhe exposição dedicada à Virgem do Rosário

Data de publicação
19 Março 2025
9:34

A exposição ‘Huma imagem de Nossa Snrª do Rosario com hum menino’ - dedicada à imagem de vulto da Virgem do Rosário, recentemente restaurada - é pretexto para uma mesa-redonda a ter lugar no dia 20 de março, às 17 horas, no Museu de Arte Sacra do Funchal.

Depois de um cuidado trabalho de restauro, a imagem seiscentista, de produção portuguesa, voltará ao circuito da exposição permanente do MASF, mas antes, entre dezembro e março, tem sido protagonista desta exposição temporária onde se tem dado a conhecer não só o resultado, mas também, o processo de restauro de que foi alvo.

A par, a possível reconstituição da “biografia do objeto”, realizada através de pesquisa documental, e a referência a outras imagens e encomendas artísticas desta mesma Confraria, que teve altar na Sé desde o século XVI, enquadram o visitante ao nível histórico, devocional e artístico.

Uma interessante pintura da mesma evocação, que pertenceu ao retábulo do antigo Altar do Rosário na Sé – contemporânea da escultura em foco – está também exposta ao público, pela primeira vez, em contexto museológico.

Foram estes estudos e processos o mote para as comunicações que serão apresentadas:

- “Património artístico da Confraria do Rosário da Sé do Funchal no MASF. As imagens da Virgem do Rosário” (Elisa Freitas, museóloga, MASF),

- “Pintura de Nossa Senhora do Rosário (Sé do Funchal): Representação e Devoção” (Rita Rodrigues, historiadora de arte, DRC)

- “As intervenções de conservação e restauro nas Imagens da Confraria do Rosário da Sé do Funchal” (Paulo Olim, conservador-restaurador).

Cruzando diferentes áreas de estudo, pretende-se assim continuar a promover o estudo e conhecimento sobre o património artístico da Sé do Funchal e a refletir sobre o papel da conservação e restauro para a preservação e para o conhecimento dos objetos patrimoniais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas