MADEIRA Meteorologia

Exposição "Mestre Anjos Teixeira" no Baltazar Dias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Junho 2021
14:09

É inaugurada no dia 17 de junho, pelas 18 horas, a exposição "Mestre Anjos Teixeira"

A criação de um espaço temporário de homenagem ao mestre Escultor, uma iniciativa da Galeria Anjos Teixeira, com projeto expositivo do fotógrafo David Francisco.

Esta exposição, composta por cerca de 30 peças, estará patente até dia 20 de agosto no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias.

David Francisco, recolheu diversas peças, desde pinturas a medalhas, junto de pessoas que privaram com o escultor enquanto residiu na Ilha da Madeira.

Pedro Anjos Teixeira, nasceu em maio de 1908 em Paris, vem com os seus pais aos seis anos para Portugal, uma vez no seu país reside na cidade de Sintra, onde cresce no seio artístico movido pelo seu pai, mestre Escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira.

Durante o seu crescimento tem um contacto próximo com a natureza, o que se refletirá anos mais tarde nas suas esculturas e no seu conhecimento anatómico. Começa a trabalhar com o seu pai na adolescência, ganhando relevância no meio após a sua morte.

Frequenta o curso superior de Escultura em Lisboa e fixa atelier nessa cidade, estando no centro do país e contactando com os mais diversos artistas. Durante o seu percurso recebe diversas medalhas e prémios, distinguindo-o plasticamente. Nos anos 50, frequenta o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Aos 51 anos, muda-se para a cidade do Funchal, vivendo por cerca de duas décadas na ilha da Madeira, onde desenvolve carreira de docente na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, desenvolvendo em paralelo a sua atividade artística e sua carreira como jornalista e como dinamizador da Orquestra de Câmara do Funchal.

Durante os anos 80 regressa a Sintra, vem a falecer em 1997 deixando um legado escultórico à cidade do Funchal.

De forma a homenagear a passagem do mestre pela música e pela Orquestra de Câmara, a inauguração terá um momento de música de câmara, a cargo do Quarteto de Cordas do Atlântico.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas