MADEIRA Meteorologia

Exposição “O Cão do Dragoal” de Nuno Henrique encerra amanhã

Data de publicação
07 Outubro 2024
16:25

No Museu Henrique e Francisco Franco, a exposição “O Cão do Dragoal”, do artista madeirense Nuno Henrique, estará em exibição até amanhã, dia 8 de outubro. A exposição já acolheu cerca de 820 visitantes, o que demonstra “o grande interesse que despertou entre o público”, como refere o espaço museológico em nota de imprensa.

Nuno Henrique, atualmente a residir em Nova Iorque, desenvolve o seu trabalho numa relação próxima entre o desenho e a escultura, utilizando técnicas manuais que exigem um longo tempo de produção. As suas obras exploram frequentemente uma ligação conceptual ao mundo natural e à paisagem.

Nesta exposição, o artista parte de um encontro inesperado com um cão durante uma caminhada até ao Dragoal, no arquipélago do Porto Santo, utilizando desenhos, mapas e fotografias para registar a experiência. Este episódio serve como base para uma nova série de obras e um livro de artista, em diálogo com a coleção do Museu, especialmente com os cadernos de desenhos de viagem.

“O Cão do Dragoal” insere-se na iniciativa SEMEADORES, que promove a criação de arte contemporânea em Portugal através da colaboração entre instituições culturais. A iniciativa questiona também o papel das ilhas, não como lugares periféricos, mas como pontos centrais em rotas intercontinentais, com influência significativa na arte contemporânea.

Este projeto é apoiado pela Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), que tem como objetivo fomentar a criação e divulgação da arte contemporânea em Portugal, conectando artistas, coleções públicas e privadas.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, que continua a apostar na valorização da cultura local, promovendo o talento local e a cultura da região, incentivando a criação de obras que refletem as experiências e paisagens únicas da Madeira e Porto Santo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas