MADEIRA Meteorologia

Encontro de Bandas Filarmónicas encerra com balanço "muito positivo"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Abril 2023
10:45

O XXXVII Encontro Regional de Bandas Filarmónicas, que decorreu nos últimos dois fins de semana, na vila da Ribeira Brava, terminou ontem com um balanço "muito positivo", referiu o presidente da Câmara da Ribeira Brava. Ricardo Nascimento aproveitou a ocasião para congratular a presença das diversas bandas e respetivos maestros, reconhecendo "todo o trabalho feito ao longo destes dois fins-de-semana para nos alegrar e proporcionar momentos magníficos".


Por sua vez, o vice-presidente da Câmara da Ribeira Brava, Jorge Santos, também reconheceu o "enorme empenho", destacando a iniciativa das bandas "em inovar, acrescentando valor ao trabalho desenvolvido, promovendo parcerias e juntando sinergias com outros estilos musicais, mas sem perder a identidade e a autenticidade das filarmónicas".
Uma alusão à fusão de estilos entre a Banda Orquestral de Câmara de Lobos - Os Infantes e o grupo Mariachi Madeira que protagonizou uma performance bem conseguida no primeiro fim-de-semana deste encontro.
O autarca louvou ainda a união entre os diferentes agrupamentos musicais que permitiu esta sinergia ao longo de dois fins-de-semana. Recordando que "o todo é maior que a soma das partes", elogiou o papel da Associação de Bandas Filarmónicas na "defesa dos seus associados" e na "promoção desta união".
Às várias associações/bandas, agradeceu o "excelente trabalho que têm vindo a desenvolver, quer na parte educativa/formativa, quer na parte social, promovendo a integração das novas gerações e a própria continuidade das filarmónicas".
O novo evento pretendeu dar maior visibilidade à música filarmónica e divulgar os repertórios menos conhecidos e trabalhados de forma diferente, através de momentos de convívio entre os grupos musicais e a população.
O novo formato do evento, dividido em dois fins-de-semana, permitiu dar maior visibilidade à música filarmónica, onde cada banda acabou por apresentar melhor os seus trabalhos e mostrar a sua versatilidade, permitindo que a população tivesse mais oportunidades de assistir às atuações.
Este sábado, atuaram a Banda Municipal de Santa Cruz, a Banda Filarmónica do Caniço e Eiras, a Filarmónica do Faial, a Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha e a Banda Municipal da Ribeira Brava. A iniciativa encerrou domingo com o desfile das 13 bandas participantes e uma marcha de homenagem a José Manuel Teixeira.
O Encontro de Bandas regressa no próximo ano à vila da Ribeira Brava, com organização da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (ABFRAM) e apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas