MADEIRA Meteorologia

‘Antes que a Cidade Morra’ de Deodato Rodrigues chegou a Lisboa

Data de publicação
23 Março 2024
17:49

Depois do lançamento oficial na Feira do Livro do Funchal, o escritor madeirense Deodato Rodrigues rumou hoje a Lisboa para apresentar o seu novo romance em território continental.

‘Antes que a Cidade Morra’, obra vencedora da Menção Honrosa no âmbito do Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt, em 2023, foi este sábado apresentada na capital portuguesa, com a plateia a contar sobretudo com um público madeirense deslocado no continente português.

O lançamento em Lisboa aconteceu na FNAC do Centro Comercial Vasco da Gama, num momento conduzido pelo historiador e investigador José Eduardo Franco.

Recorde-se que a edição do segundo livro do escritor Deodato Rodrigues surgiu menos de um ano depois do lançamento do seu primeiro romance, ‘O Intenso Labor dos Tentilhões’, e tem em foco a vida de Pedro Damião, rosto ficcional de um passado penoso dos madeirenses que presenciaram a extinção da matriz original do Funchal.

Livro vai a várias cidades

Ao JM, Deodato Rodrigues diz que estão previstas outras apresentações de ‘Antes que a Cidade Morra’ no continente, nomeadamente em Coimbra e no Porto, e também nos Açores, no âmbito da estratégia de divulgação desta obra. Lançamentos estes que ainda têm data por anunciar, sendo que, pela Madeira, está já agendada uma nova apresentação para o dia 28 de abril na Feira do Livro de Santa Cruz, e uma outra a 2 de maio na Feira do Livro da Ribeira Brava.

Quanto ao acolhimento desta obra, o escritor realça que o ‘feedback’ das pessoas que já tiveram a oportunidade de ler o livro “tem sido positivo”. “Faço questão de pedir a toda a gente que me fala sobre o livro depois de o ler, que o façam sem círculos, que façam uma crítica aberta, honesta, leal e frontal, porque eu aprendo com isso e respeito muito as posições dos leitores”, reconhece Deodato Rodrigues.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas