MADEIRA Meteorologia

Portugueses na Venezuela afetados por condições sociais e económicas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Maio 2022
15:29

Um conselheiro das comunidades na Venezuela alertou hoje que os portugueses estão a ser afetados pelas cada vez mais acentuadas diferenças sociais e económicas na Venezuela.

"Há duas ‘Venezuelas’, uma Venezuela ou uma parte do povo, que tem, digamos, uma aceitável condição económica e outra que não está ao alcance dessa situação. Os mercados estão cheios de produtos, venezuelanos e estrangeiros […] mas que não estão ao alcance de todos", disse Leonel Moniz.

O conselheiro falava à agência Lusa a propósito da visita que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, inicia hoje à Venezuela, a primeira a este país desde que assumiu funções.

Segundo este conselheiro "a maioria dos comerciantes e empresas tiveram de ‘dolarizar’ (fixar em dólares) os salários porque de outra forma as pessoas não poderiam trabalhar" e o valor mínimo oficial "não é suficiente para ninguém".

"Indiscutivelmente, a comunidade portuguesa está muito afetada. A indústria da panificação, um dos setores alimentares que os portugueses gerem no país, está muito afetada. Pode-se ir a algumas padarias e ver tudo com muito bom aspeto, com bons produtos, mas muito caros e inacessíveis, mas 80% dos padeiros da nossa comunidade não têm assim as padarias", disse.

Segundo Leonel Moniz, os portugueses que trabalham noutros tipos de empresas "também têm encontrado enormes dificuldades", em áreas como a "da gasolina, peças sobressalentes, pneus, telecomunicações" e inclusive os médicos lusodescendentes tiveram de baixar os preços das suas consultas.

O conselheiro referiu ainda que o stock de algumas empresas está a esgotar-se e os empresários não têm dinheiro suficiente para investir e repor os produtos.

"A Venezuela está a passar por mudanças (…) isto não significa que a economia tenha melhorado. Não. Houve mudanças, digamos que alguma melhoria, em aspetos como a alimentação e os serviços, que se tinham agravado no país, a começar pela eletricidade, o gás e a água e outras coisas", explicou.

No entanto, sublinhou, a nível económico, "dificilmente se pode dizer que tenha havido uma melhoria porque a banca venezuelana não melhorou realmente. A banca venezuelana está paralisada. Não há créditos, não há poupanças, nada que encoraje o bolívar, a moeda venezuelana".

Leonel Moniz acrescentou o Estado implementou um novo imposto de 3% sobre as transações em moeda norte-americana, o que tem levado a uma redução das vendas.

Sobre a pandemia da covid-19, explicou que há "um pouco mais de tranquilidade", devido aos cuidados que a população teve e ao programa local de vacinação, o que permitiu que as lojas agora estejam abertas durante mais horas.

Por outro lado, o conselheiro precisou que a maior parte dos centros portugueses retomaram as atividades desportivas e sociais, mas com menos elementos porque a situação económica forçou muitos cidadãos a voltar para Portugal ou a ir para outros países europeus e para o continente latino-americano.

Mas, "há que estar consciente que nem todos os lusodescendentes viajam para Portugal […] porque muitos têm dificuldades na aprendizagem do idioma e muitas carreiras profissionais não são reconhecidas homologadas em Portugal, o que é lamentável", referiu.

Segundo Leonel Moniz, a visita do secretário de Estado "é importante, neste momento" pois "a comunidade necessita de ter uma relação pessoal com os seus políticos".

"Espero que o nosso secretário de Estado possa ouvir os profissionais de diferentes áreas, porque as suas carreiras poderiam ser um pouco mais aceites", disse, exemplificando que Portugal precisa de médicos e dentistas e que o Estado português permite que profissionais da área, cubanos, trabalhem, sem ter de aprender a língua portuguesa".

Paulo Cafôfo inicia hoje uma visita à Venezuela, enquadrada na iniciativa "Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas" e que tem como objetivo de "reforçar laços" e aproximar os portugueses residentes no estrangeiro aos que vivem em Portugal.

Hoje, primeiro dia desta deslocação, o secretário de Estado terá um encontro com a comunidade portuguesa na Casa Portuguesa do Estado de Aragua e na sexta-feira visita locais onde decorrem consultas médicas em Los Teques e aulas de português e instalações do Centro Português de Caracas, entre outros encontros.

O secretário de Estado irá no domingo visitar as instalações do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Carrizal, e, no dia seguinte, o Lar Padre Joaquim Ferreira.

A comunidade portuguesa na Venezuela conta com mais de 225 mil cidadãos nacionais, segundo as inscrições consulares.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas