MADEIRA Meteorologia

“Seríamos incapazes de O encontrar se Ele não se revelasse”

Data de publicação
25 Dezembro 2024
11:30

A Sé do Funchal voltou a encher-se de fiéis, esta manhã, para a Missa do Dia de Natal, presidida pelo bispo da Diocese.

‘A vida humana floresce’ foi o tema da homilia proferida por D. Nuno Brás, para explicar a afirmação do evangelho de São João “O Verbo fez-se carne e habitou em nós”.

“Esta afirmação de S. João mostra, desde logo, que Deus se quer fazer encontrado por cada um de nós. Ele, que nos criou, que deseja que O conheçamos e que vivamos com Ele, não hesitou em fazer-Se carne em Jesus nascido no Presépio. Deus bem sabe que nós, seres humanos, seríamos incapazes de O encontrar se Ele não se revelasse. Por isso — porque nos criou e cria por amor e apenas amor — não hesitou em tomar a iniciativa de vir ao nosso encontro. Fê-lo através da ‘Palavra’ porque é por meio da palavra que os seres humanos comunicam. Fê-lo, em primeiro lugar, por meio da ‘palavra’ da natureza. Fê-lo, depois, por meio da história (em particular da história do povo de Israel) e pela palavra dos Profetas. Mas, agora, ‘quando o tempo chegou ao seu termo’, Deus revela-se por meio da Palavra que é um Homem, um acontecimento da história, Jesus de Nazaré”, sublinhou o bispo.

Segundo Nuno Brás, “fazendo-se nosso irmão, partilhando connosco a verdade de ser Homem, Jesus de Nazaré, o Verbo de Deus, coloca diante de nós o ponto mais alto a que algum ser humano pode aspirar: partilhar a vida divina”.

“Assim, a partir desse momento, essa passou a ser a meta de cada um de nós. Seria inatingível, não fosse o facto de o próprio Deus no-la oferecer de graça, dando-nos a possibilidade de aceitar este dom imenso que Deus nos faz. Fazendo-se nosso irmão ao assumir a carne humana, Jesus Cristo, o Verbo de Deus, mostra a singular e excelente dignidade de todo e qualquer ser humano, de toda e qualquer vida humana (mesmo aquela que ainda não nasceu)”, afirmou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas