MADEIRA Meteorologia

Primeira fase da obra de renovação da praceta de São Cristóvão custou 38 mil euros

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Agosto 2023
16:18

O executivo municipal visitou, esta manhã, a obra de renovação da praceta de São Cristóvão, onde, numa primeira fase, foram executados 38 mil euros da verba total afeta ao projeto.

A intervenção na praceta consistiu na renovação do pavimento onde se procedeu à colocação de calçada portuguesa, à renovação da zona de estacionamento, bem como à colocação de iluminação amiga do ambiente com temporizadores e com menos impacto a nível de poluição luminosa.

A requalificação insere-se no Projeto ‘Requalificar o Património do Curral das Freiras’, promovido e executado pela Junta de freguesia, que prevê a requalificação de dois pontos que constituem uma referência cultural e turística do território, a Praceta de São Cristóvão, já concluída e o Miradouro da Fajã Escura cuja intervenção terá início em breve.

O projeto prevê um investimento global na ordem dos 97 mil euros, sendo que 67.957,15 euros correspondem a financiamento comunitário no âmbito do PRODERAM e os restantes 29.124,49 euros, correspondentes à parte não elegível, são financiados pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, à semelhança do que é feito em projetos financiados pelo PRODERAM apresentados pelas diferentes freguesias do Concelho.

Segundo Leonel Silva, presidente em regime temporário de funções, "a promoção da coesão territorial é uma prioridade da autarquia. A requalificação da Praceta de São Cristóvão é o exemplo de que, mesmo as pequenas intervenções, são essenciais para reforçar a atratividade das localidades, melhorar o espaço urbano e valorizar o património cultural e histórico do concelho no seu todo. O investimento agora concretizado pela Junta de Freguesia do Curral das Freiras, resulta da articulação existente entre a Câmara Municipal, as juntas de freguesia e outras entidades públicas do concelho, do potenciar ao máximo os fundos comunitários disponíveis, em benefício do em estar da população. Nesta requalificação a Câmara assumiu a componente não comparticipada pelo PRODERAM, viabilizando mais investimento no concelho. Esta é uma política que tem tido resultados práticos para o concelho e para a s suas populações, pelo que é intenção do executivo municipal manter estas parcerias estratégicas ".

A Praceta de São Cristóvão é um local de lazer, inserido nos roteiros internos da freguesia, local cultural e religioso, onde todos os anos realiza-se uma festa de homenagem ao São Cristóvão.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas