MADEIRA Meteorologia

Escola BS Padre Manuel Álvares realiza atividades com vista ao reforço da cidadania

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Dezembro 2022
9:43

Alunos que frequentam o 11.º ano e 12.º ano de escolaridade serão os protagonistas destas atividades organizadas pela Escola BS Padre Manuel Álvares no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da instituição.

No próximo dia nove de dezembro de 2022, os alunos do 11.º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares realizarão a atividade conjunta «Plantação de árvores», no Parque Ecológico do Funchal, integrada no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, subordinada ao tema: "Direitos Humanos - algo que é meu e teu".

Os alunos deslocar-se-ão ao Parque Ecológico do Funchal, no período da manhã, das 09:30 às 12:30, para a realização da referida atividade, integrando, assim, um conjunto de direitos e deveres que devem estar presentes na formação cidadã dos jovens para que, no futuro, sejam adultos com uma conduta cívica e responsável. Pretende-se, deste modo, criar um ambiente de relacionamento interpessoal, comunicação, diálogo, onde se sinta presente a democracia, o desenvolvimento humano sustentável, atitudes de sociabilidade e responsabilidade ambiental.

Com estas atividades, visa-se promover a aprendizagem mútua, onde todos se envolvam e cooperem em tarefas e projetos comuns, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, social e cultural. Além disso, pretende-se fomentar a construção sólida da formação humanística dos alunos para a cidadania, garantindo o respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social.

No mesmo dia, realizar-se-á, na Escola Básica Secundária Padre Manuel Álvares, a atividade conjunta das turmas do 12º ano de escolaridade, subordinada ao tema: "Direitos Humanos - algo que é meu e teu". Esta atividade integra-se no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

Os alunos acolherão no pavilhão e no campo desportivo da Ribeira Brava, no período da manhã, das 09:30 às 12:30, alunos do 1º ciclo, idosos que frequentam os lares e centros de dia do concelho da Ribeira Brava, elementos da Universidade Sénior e utentes dos centros de deficiência, criando-se, deste modo, um ambiente propício ao bem-estar, à aprendizagem, à igualdade, onde todos se sintam envolvidos, confortáveis e respeitados.

Com o objetivo de fomentar a inclusão dos idosos, jovens e crianças e o convívio intergeracional, serão realizadas diversas atividades relacionadas com a saúde e bem-estar e também serão dinamizadas outras atividades de cariz lúdico.

Com estas atividades visa-se promover a aprendizagem mútua para que todos se sintam integrados, pretendendo-se uma maior aproximação e estreitamento de laços entre gerações e o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, social e cultural. Além disso, pretende-se fomentar a construção sólida da formação humanística dos alunos para a cidadania, garantindo o respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social. Propõe-se, assim, o incentivo e a valorização das atitudes e dos comportamentos éticos entre todos os elementos da comunidade escolar, favorecendo o diálogo e o respeito pela diversidade e a tolerância.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas