MADEIRA Meteorologia

Minissérie gravada na Madeira e no Porto Santo estreia em dezembro na RTP1

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Outubro 2022
20:44

A minissérie 'Abandonados', integralmente gravada na Madeira e no Porto Santo, vai estrear na RPT1 em dezembro, anunciou esta noite José Fragoso, diretor do canal, na ante-estreia realizada no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.

Vinte atores madeirenses entram na minisssérie de sete episódios, inspirada na invasão de Díli, Timor Leste, por uma frota militar japonesa no dia 20 de fevereiro de 1942, durante a II Guerra Mundial, e na circunstância do governo português não ter enviado apoio ao território.

A ante-estreia contou com a presença de Miguel Albuquerque que deu os parabéns ao realizador Francisco Manso pelo trabalho e agradeceu a escolha do arquipélago para cenário desta produção.

O presidente do governo regional manifestou total abertura da Região para receber outras produções televisivas, lembrando que a Madeira também tem episódios da sua história merecedores de abordagens cinematográficas. Albuquerque sublinhou também o facto de 'Abandonados' contar com a prestação de atores e de outros profissionais madeirenses.

José Fragoso reiterou a intenção da RTP1 em prosseguir com a aposta na realização de séries que, conforme disse, viajam pelo mundo, através de coporduções e da distribuição internacional.

Momentos antes da ante-estreia, em que foi exibido o primeiro episódio, o secretário regional do Turismo e Cultural falou da importância da Madeira poder ser local de gravações para filmes e séries, encarando esta possibilidade como mais um veículo de promoção do destino. Eduardo Jesus lembrou a recente gravação de um filme de bollywood na ilha, um tipo de cinema mundialmente conhecido.

À exibição do episódio de 'Abandonados' seguiu-se um 'making of'', com registos de vários momentos das gravações, lugares de gravação e testemunhos dos atores principais, dois deles brasileiros, sobre os respetivos personagens.

Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Elmano Sancho, Vitor Norte, Virgílio Castelo, Maya Booth e Luís Esparteiro contam-se entre os atores principais.

A obra 'Timor na Segunda Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires', da autoria de António Monteiro Cardoso serviu de ponto de partida para a série ficcional baseada em factos reais.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas