Festa do Vinho começa esta quinta-feira na Avenida Arriaga e na Praça do Povo

JM

A Festa do Vinho Madeira tem início esta quinta-feira, no Funchal, tendo como focos de atração da placa central da Avenida Arriaga e a Praça do Povo, por onde passará às 18h00 o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Ao longo do evento, que se prolonga até 11 de setembro, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) vai promover várias ações promocionais dos Vinhos da Madeira, no ‘Madeira Wine Lounge’, na Praça do Povo.

Os vinhos da Madeira serão promovidos através de um espaço expositivo, complementado com a realização de masterclasses e ‘conversas e provas’ com produtores de Vinhos da Madeira, com o intuito de os dar a conhecer, promovendo uma relação mais próxima entre os agentes do sector e os visitantes do evento.

O Espaço Expositivo dos Vinhos da Madeira funcionará das 17h00 às 23h00 (Domingo a Quinta) e das 17h00 às 24h00 (sextas e sábados), tendo como objetivo uma vertente educacional, permitindo aos visitantes aprofundar conhecimentos sobre a Região Vitícola da RAM, o Vinho Madeira e os Vinhos com DOP Madeirense e IGP Terras Madeirenses (Brancos, Tintos, Rosés e Espumante da Madeira), desde o cultivo ao engarrafamento.

Os masterclasses e as ‘conversas e provas’ com os produtores dos Vinhos da Madeira, serão um reforço da componente didática e interativa, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar vinhos de diversos produtores.

Neste âmbito, estão agendadas 4 masterclass, cuja oradora será a Rubina Vieira, e onze ‘conversas e provas’ com diferentes produtores de vinhos, sempre às 19h00, nas seguintes datas:

26 de agosto - Conversa com o Produtor Vinhos Barbeito

27 de agosto - Conversa com o Produtor Seiçal

29 de agosto - Conversa com o produtor Madeira Wine Company

30 de agosto - Conversa com o Produtor Octávio Ascensão Ferraz

31 agosto –Masterclass de Vinho Madeira, Rubina Vieira

01 de setembro - Conversa com o Produtor H. M. Borges

02 de setembro - Conversa com o Produtor Quinta do Barbusano

03 de setembro - Conversa com o Produtor Justino's Madeira Wines

04 setembro – Masterclass Vinhos Tranquilos da Madeira, Rubina Vieira

05 de setembro - Conversa com o Produtor John Paul da Silva

06 de setembro - Masterclass de Vinho Madeira, Rubina Vieira

07 setembro – Masterclass Vinhos Tranquilos da Madeira, RubinaVieira

08 de setembro - Conversa com o Produtor Casa do Caramanchão

09 de setembro - Conversa com o Produtor J. Faria & Filhos

10 de setembro - Conversa com o Produtor Henriques & Henriques

Cada masterclass tem um custo de 10 euros por pessoa, enquanto as ‘conversas’ com produtores têm entrada livre, mas limitada ao número de lugares sentados (30 lugares).

Os Vinhos da Madeira poderão ainda ser degustados no mesmo espaço da Wine Lounge, junto dos doze produtores de Vinhos da Madeira presentes neste evento.

O IVBAM irá ainda promover duas ações de degustação de vinhos Tranquilos da Madeira, na zona das chegadas do Aeroporto da Madeira, amanhã, e 1 de setembro, das 14h00 às 17h00.