MADEIRA Meteorologia

Faixa corta-fogo do Funchal com 380 hectares intervencionados de total de 640

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Janeiro 2022
17:14

A faixa corta-fogo do Funchal, que implica uma intervenção em 640 hectares de floresta "altamente combustível", conta atualmente com 380 hectares intervencionados, indicou hoje o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

"Neste momento já temos uma intervenção em cerca de 380 hectares. Estamos a cortar e a retirar cerca de 55 mil toneladas de acácias e eucaliptos por ano nesta zona de intervenção", revelou Miguel Albuquerque.

O chefe do executivo insular, de coligação PSD/CDS-PP, acrescentou que estas espécies, que agravam o risco de incêndio, estão a ser substituídas sobretudo por espécies endémicas.

O presidente do Governo Regional da Madeira falava em declarações aos jornalistas no âmbito de uma visita ao reservatório da rede hídrica de combate a incêndios florestais, agora concluído, que faz parte do projeto da faixa corta-fogo do Caminho dos Pretos, na zona alta do Funchal.

A rede hídrica de combate a incêndios florestais comporta 20 bocas de incêndio, dispostas ao longo de nove quilómetros de condutas, um reservatório de 1.500 metros cúbicos em betão armado, câmaras de perda de carga e caixas redutoras de pressão.

A empreitada tem por objetivo assegurar água de forma rápida e em quantidade suficiente aos bombeiros, garantindo uma maior eficácia no combate a fogos florestais, conferindo mais segurança a pessoas e bens.

O projeto representa um investimento de 2,1 milhões de euros, financiado a 85% pelo PRODERAM - Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.

Décio Ferreira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas