MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Isolamento passa para cinco dias na Madeira em caso de ausência de sintomas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Dezembro 2021
14:48

A Direção Regional da Saúde atualizou hoje, através de uma circular normativa, as recomendações de isolamento de casos positivos e quarentena de contactos, no âmbito da covid-19.

Nesse sentido e considerando a dominância da variante Ómicron, menos grave mas mais transmissível, o isolamento mínimo é de 5 dias, podendo o mesmo ser terminado caso os sintomas da doença não se manifestem ou já estejam resolvidos.

"O período mínimo de isolamento é de 5 dias, se o indivíduo não apresentar sintomas ou se os sintomas forem resolvidos durante esse período. Nos 5 dias seguintes, é necessário o uso de máscara (com capacidade de filtração mínima de uma máscara cirúrgica, bem ajustada). Se o indivíduo apresentar sintomas, o isolamento deve ser mantido até ao desaparecimento dos sintomas", pode ler-se no documento.

Em relação à quarentena de contactos com casos positivos, o sistema é semelhante.

"Para pessoas que não foram vacinadas contra a ou já passaram mais de seis meses após sua segunda dose de vacina (ou mais de 2 meses após a vacina J&) e ainda não receberam a dose de reforço, é determinado um período de quarentena mínimo de 5 dias. Um teste de diagnóstico da COVID-19 deve ser feito ao 5a dia. Nos 5 dias seguintes, é necessário o uso de máscara (com capacidade de filtração mínima de uma máscara cirúrgica, bem ajustada). Se o indivíduo apresentar sintomas, em qualquer altura, deve ficar em isolamento e realizar um teste", refere o documento. Já os vacinados, com dose de reforço aplicada, estão dispensados de isolamento, tendo de usar máscara nos 10 dias seguintes, não tendo necessidade de fazer quarentena.

"Em situações excecionais, a autoridade de saúde pode determinar o isolamento profilático superior, até L0 dias, em circunstâncias não previstas na norma, com base na avaliação do risco", pode ler-se ainda.

A Direção Regional da Saúde recomenda ainda "a vacinação, inclusive com uma dose de reforço nas idades em que está indicada; usar máscara em ambientes públicos e lazer um teste regularmente, em especial antes de participar numa atividade de grupo".

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas